Luzia Tiemi Oikawa é homenageada na Mostra Estadual de Experiências Exitosas no SUS

Ex-aluna de Ciências Sociais da UEL, Luzia Tiemi Oikawa faz parte da história do movimento estudantil e da saúde pública no Paraná. 

  • Compartilhe:

Começou hoje, no Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, em Foz do Iguaçu (PR), a Mostra Estadual de Experiências Exitosas no SUS, intitulada “Paraná mostra o SUS que dá certo!”. O evento acontece dentro do XXXVI Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde e prevê a entrega ao vencedor da mostra o 1º Prêmio Luzia Tiemi Oikawa, destinado à experiência exitosa de destaque no estado, desenvolvida por apoiador regional do COSEMS, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná. A premiação será realizada no dia 20 de outubro, a partir das 11h, no mesmo local.

A notícia do prêmio ser intitulado à ex-aluna de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (1974-1978), Luzia Tiemi Oikawa, nos deixa cheios de orgulho, alegria e saudades. Ela fez parte do movimento estudantil da UEL, do mítico Jornal Estudantil Poeira, foi presidente do Diretório Acadêmico do CCH. Participou ativamente da implantação do Sistema SUS em Cambé, promovendo a mobilização popular e organizando as Conferências de Saúde no Município. Tiemi, como era carinhosamente chamada pelos amigos e colegas, foi por quase dez anos secretária-executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná. Foi a primeira funcionária da instituição, ainda quando se chamava Associação Paranaense de Secretários Municipais de Saúde (Apasems). Gilberto Berguio Martin, conselheiro geral da Alumni UEL, foi o primeiro presidente da Apasens e ao longo dos anos trabalhou junto com Tiemi, primeiro na Secretaria Municipal de Saúde de Cambé, quando foi secretário depois, na Apasems e por último na Secretaria Estadual de Saúde. “Era estudante e quando entrei pela primeira vez no DCE afim de participar do movimento estudantil e principalmente do Jornal Poeira, foi a ela a pessoa que me acolheu e mostrou como as coisas funcionavam no Diretório. Uma pessoa pela qual tenho uma grande ligação de amizade e companheirismo”, lembra Martin. 

Luzia Tiemi Oikawa faleceu no ano passado, deixando uma marca importante dentro do COSEMS-PR e na Saúde Pública do Paraná. Ivoliciano Leonarchik, presidente do COSEMS-PR destaca o legado de aprendizagens, não apenas técnicas, mas também de convivência, cuidado e respeito ao ser humano. “Foi extraordinária na forma de acolher, se posicionar,  conduzir grupos e discussões. Ainda é exemplo de resiliência, dedicação, comprometimento com tudo que se faz e com as pessoas a volta. Suas frases ecoam entre as paredes de nosso escritório e na boca da equipe técnica durante os encontros. Seu sorriso, ainda em destaque em nossas memórias, é confortante e motivador”, afirma em carta enviada à família da homenageada.

Contratada em fevereiro de 2010 no COSEMS, Luzia Tiemi participou da organização do primeiro espaço físico do conselho – uma sala cedida pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) dentro da sua sede, na curitibana rua Piquiri. Entre outras empreitadas, a secretária esteve envolvida com a diretoria do Cosems e a secretaria-executiva da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na estruturação dos conselhos regionais de secretarias municipais de Saúde (Cresems) e das comissões intergestores regionais (CIR) do Paraná. Também foi uma das pessoas a trabalhar na implantação do Projeto Apoiadores, além de participar de uma série de outras ações em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) nos níveis municipal, estadual e nacional. Tiemi manteve sua posição no COSEMS-PR durante seis gestões e é reconhecida por todos os integrantes destas diretorias como peça fundamental no fortalecimento da entidade e da gestão municipal de saúde pública.