Ex-aluno da UEL assume a vice-presidência de organização mundial de mercados de gás

Rafael Lamastra Jr é formado em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). A indicação do executivo para compor a vice-liderança do comitê mundial foi da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás)

  • Compartilhe:

O CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr, assumiu a vice-presidência do Comitê de Mercados de Gás da International Gas Union (IGU). A organização mundial, com mais de 90 anos de existência, tem a missão de defender o gás como parte de um sistema global sustentável e de promover o progresso técnico, político e econômico da indústria do gás natural.

A indicação do executivo paranaense para compor a vice-liderança do comitê mundial foi da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) e aprovada pelo Comitê Executivo do IGU durante reunião realizada na última semana de outubro em Lima, no Peru. “É uma honra representar não apenas o Paraná, mas o nosso país, em uma organização internacional ligada ao desenvolvimento da indústria do gás natural”, disse Lamastra. “Minha missão está em contribuir com a visão sistêmica da entidade e destacar a importância do gás natural para o desenvolvimento econômico mundial, além de pautar os benefícios e as vantagens ambientais do uso do gás para um mundo mais sustentável”. A presidência do Comitê de Mercados de Gás da IGU é de M Khairuddin Ab Khalik, CEO da Petronas Energy & Gás, da Malásia. O mandato dos novos membros vai até 2025.

Rafael Lamastra Jr é executivo de empresas com mais de 35 anos de experiência, com atuação na gestão de companhias de diferentes segmentos de mercado. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com Especialização Lato Sensu em Gestão Empresarial pelo Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas e cursos em Business pela ESADE Business School (Barcelona-ES), é um dos diretores mais atuantes pelo segmento do gás natural em nível nacional, sendo eleito pelos últimos dois anos consecutivos como uma das 100 pessoas mais influentes do segmento de energia.

Além do novo cargo no IGU, ele integra o conselho consultivo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia que atua para prover à sociedade brasileira uma visão integrada e de longo prazo do setor energético brasileiro, e também representa o Estado do Paraná no Fórum Nacional de Minas e Energia (FNSEME). É representante da Compagas na Associação Brasileira do Biogás (Abiogás) e no Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás) e participa dos grupos de trabalho para estimular a produção de biometano no Paraná e no país.

Na Compagas desde 2019, lidera a empresa em um momento que ela está sendo preparada para o processo de privatização. Ainda no setor de energia, foi presidente do Conselho de Administração da Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado) nos anos 2020 e 2021, e atualmente representa a Região Sul no mesmo conselho; é membro do Conselho de Administração da Voltalia São Miguel do Gostoso I Participações S.A e da Sercomtel S.A. Telecomunicações.

Além do CEO da Compagas, outros dez brasileiros participam de diferentes comitês no IGU. Eles também atuam nas distribuidoras de gás do país e debatem, entre outros temas, importantes perspectivas para a distribuição, utilização, estratégia, pesquisa e desenvolvimento, além de sustentabilidade do mercado de gás internacional.

Via: AEN 

Foto: Guilherme Pupo