Ascêncio Garcia Lopes receberá título de Doutor Honoris Causa da UEL

A homenagem ao primeiro reitor da Universidade, o médico Ascêncio Garcia Lopes, é um reconhecimento ao seu pioneirismo: durante o seu mandato de reitor (1971 a 1974), criou 17 cursos de graduação, definiu a área e implantou o Campus Universitário.

  • Compartilhe:

O primeiro reitor da Universidade, o médico Ascêncio Garcia Lopes, recebe o título de Doutor Honoris Causa da UEL no próximo dia 1º de dezembro, durante cerimônia que será realizada no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). A homenagem foi comunicada oficialmente ao ex-reitor na semana passada, durante visita à Universidade, quando ele recebeu cópia da Resolução que aprovou a honraria máxima da Universidade.

A proposta foi encaminhada pelo chefe do Departamento de Comunicação, professor Ayoub Hanna Ayoub, reconhecendo a iniciativa do primeiro reitor, que criou o curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Relações Públicas, em 1973, que acabou implantado no ano seguinte – atualmente, existem os cursos de Jornalismo e Relações Públicas. A homenagem é ainda um reconhecimento ao pioneirismo do doutor Ascêncio, que durante seu mandato de reitor (1971 a 1974), criou 17 cursos de graduação, definiu a área e implantou o Campus Universitário, onde 51 anos depois a Universidade se projeta no Brasil e no exterior.

Segundo a reitora, Marta Favaro, a história de vida do doutor Ascêncio significa o marco inicial da UEL, que delineou novos caminhos de desenvolvimento para Londrina e região. De acordo com o professor Ayoub, o primeiro reitor da UEL, do alto de seus 93 anos, representa a história viva da Universidade, motivo pelo qual o reconhecimento se faz justo e oportuno. A oficialização da homenagem foi feita durante rápida reunião no Gabinete da Reitoria com a presença do vice-reitor, Airton Petris; da chefe de gabinete, Lisiane Freitas de Freitas e da esposa do homenageado, Sueli Garcia Oliveira Lopes. Também participou do encontro o chefe da divisão de Relações Públicas da Coordenadoria de Comunicação Social (COM), Carlos Antônio da Silva Freire.

MEMÓRIA - Em outubro do ano passado, durante as comemorações do aniversário de 50 anos de reconhecimento da Universidade, a Coordenadoria de Comunicação (COM) da UEL editou um Jornal Notícia especial, trazendo uma entrevista com o homenageado. Na matéria, Ascêncio lembrou a trajetória que o levou a ser o 1º reitor, depois de criar o curso de Medicina em Londrina. O ano era 1970 e Londrina abrigava as faculdades de Direito, Odontologia e Filosofia, Ciências e Letras.

Foi nessa época que o então cirurgião gástrico e presidente da Associação Médica de Londrina levou a proposta de instalação de uma Fundação que abrigaria os cursos de graduação da cidade (e, futuramente, uma Universidade) para o então governador do Paraná, Paulo Pimentel. Ascêncio havia negociado o terreno onde hoje é o Campus para a instalação da Fundação.

O governador veio pessoalmente a Londrina trazer o pagamento aos proprietários da área, que moravam em São Paulo. De forma resumida assim surgia a UEL e as irmãs, UEM e UEPG, por meio de decreto assinado pelo governador. Automaticamente, doutor Ascêncio acabou sendo nomeado o primeiro reitor.

O decreto de criação da UEL foi assinado em 28 de janeiro de 1970. O reconhecimento, pelo Ministério da Educação e Cultura, deu-se em 7 de outubro de 1971. Nestes mais de 50 anos, foram formados mais de 80 mil profissionais. O Campus – antiga Fazenda Perobal – tem 47 alqueires e abriga oito dos nove Centros de Ensino, onde se distribuem mais de 300 salas de aula e 800 laboratórios.

Via: O Perobal

Foto: Agência UEL