Morre o médico Marcos Moura, formado pela UEL e responsável pelo primeiro bebê de proveta no SUS

Ginecologista faleceu na tarde de quarta-feira (23) em Ribeirão Preto (SP). Em decorrência de uma infeccção após cirurgia para retirada de tumor. Fertilização in vitro em 1992 foi um marco na história da instituição. Moura se formou em Medicina na Universidade Estadual de Londrina em 1981, fez pós na USP e pós-doutorado nos Estados Unidos.

  • Compartilhe:

Um grande nome da história dos feitos da Saúde Pública no Brasil nos deixou essa semana. Morreu na tarde da última quarta-feira (23), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, o médico Marcos Moura, aos 64 anos, responsável pelo procedimento que gerou o primeiro bebê de proveta nascido em um hospital público no Brasil. De acordo com a assessoria do profissional, Moura estava internado em um hospital da cidade após passar por uma cirurgia para retirada de um tumor na região do fígado. A operação foi um sucesso, mas o ginecologista acabou contraindo uma infecção. Moura deixa a esposa, quatro filhos e uma enteada. 

Marcos Moura esteve à frente da fertilização in vitro que gerou Walisson Igor Velloso Euzébio Abadia, o primeiro bebê de proveta nascido em uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS).  O tratamento, que deu certo em agosto de 1992 no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, é visto como um marco para a instituição.  A criança nasceu de sete meses, com 2,5 quilogramas e 47 centímetros no dia 26 de março de 1993 na mesma unidade hospitalar em que a mãe, a empresária Ilda Maria Velloso Euzébio Abadia, passou por consultas. Após três tentativas de fertilização in vitro em seis anos  e as tentativas de uma gravidez de forma natural por 13 anos o tão esperado bebê veio. “Foi emocionante, passa um filme na cabeça de tudo que aconteceu, todo o sacrifício dela. As medicações eram bem diferentes de hoje, não eram tão simples de serem usadas como as de hoje. Também todo o trabalho da equipe até chegarmos ali”, lembrou Moura quando o procedimento completou 30 anos. 

Marcos Moura nasceu em Maringá em 15 de abril de 1958. Ele se graduou em medicina na Universidade Estadual de Londrina em 1981. Treze anos depois, cursou pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto. Seu currículo ainda conta com pós-doutorado nos Estados Unidos. Já em 1986, começou a lecionar na USP, permanecendo até 2000, quando abriu um consultório em Ribeirão. 

Na clínica, realizava atendimentos nas áreas de ginecologia e reprodução humana. O ginecologista era membro de órgãos como o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CRM-SP) e da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA). 

 Via:  G1

Nas fotos da galeira, Walisson Igor, o primeiro bebê de proveta pelo SUS e família se encontram com Marcos Moura, responsável pela fertilização in vitro em 1992 em Ribeirão Preto, SP (Arquivo Pessoal) e a equipe médica que fez o procedimento de fertilização in vitro no HC de Ribeirão Preto em 1992 (Foto: Cedoc/EPTV)