Em ritmo de celebração dos 50 anos, UEL faz concurso de selos e contos

As atividades aceitam candidatos das comunidades interna e externa; inscrições estão abertas 

Por Redação Alumni UEL

  • Compartilhe:

Em 7 de outubro de 2021, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) completa 50 anos com reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC).

Como parte das atividades de celebração da data, o Sistema de Bibliotecas da Universidade promove o Concurso Literário de Contos da UEL, com o objetivo de fomentar a produção literária da comunidade e estimular a construção da memória sobre a Instituição. 

Outra iniciativa é o concurso para escolha de um selo comemorativo de 50 anos, a ser utilizado nos materiais institucionais da UEL, como o site e papeis timbrados. 

Saiba mais sobre as atividades:

Concurso de Contos 

Além de celebrar o cinquentenário, o Concurso Literário também está inserido na programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Podem participar maiores de 16 anos, com limite de inscrição de um conto por candidato. 

As regras preveem que os textos deverão ser inéditos, em língua portuguesa, assinados com pseudônimo e ter entre 3.500 e 10 mil caracteres (com espaços), não ultrapassando cinco laudas A4. 

Uma comissão formada por especialistas em Linguagem e Literatura ficará responsável por avaliar os textos. Entre os critérios de avaliação, estão o respeito ao tema “50 anos da Universidade Estadual de Londrina” e o enquadramento na definição de texto literário. Outros gêneros, como poesia e romance, serão desclassificados. 

Os 30 primeiros colocados terão os textos publicados em um livro intitulado “Concurso Literário de Contos da UEL 50 anos”, que será impresso pela UEL e disponibilizado na internet, com destaque para a produção dos três primeiros vencedores, que receberão, respectivamente, 10, 8 e 5 livros. O restante dos classificados receberá uma cópia cada. 

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail concurso.literario.uel@uel.br ou no edital do evento. Clique aqui para acessar

Selo comemorativo 

O concurso para a escolha do selo comemorativo de 50 anos da UEL vai selecionar a gravura a ser utilizada até o ano que vem em todos os materiais institucionais, como site, papeis timbrados, folders, cartazes e e-books.

A atividade é aberta a membros da comunidade interna e externa. Os interessados devem enviar as inscrições até 2 de agosto pelo e-mail comunica@uel.br. A criação pode ser feita por uma pessoa ou uma equipe de até cinco integrantes. Os prêmios são um kit de papelaria, certificado e um troféu. O resultado será divulgado no dia 12 de agosto no site da UEL.

Foi formada uma comissão julgadora composta por integrantes da Reitoria e do departamento de Design da UEL. Os critérios utilizados serão originalidade, autenticidade, comunicabilidade e harmonia estética.

Os trabalhos deverão levar em conta “os atributos, os valores, a personalidade da UEL em seus 50 anos de existência”, conforme consta no edital. O selo deverá ser enviado em três versões: multicolorida, monocromática e preto e branco. 

Outras informações estão no edital do concurso. Clique aqui para acessar.