Neurocirurgião pediátrico do HU é condecorado pela ONU

Alexandre Casagrande Canheu foi condecorado pelas Forças Internacionais de Paz da ONU por seu trabalho desenvolvido em casos complexos nos últimos anos. Durante a cerimônia, recebeu a Medalha Colar da Ordem do Mérito das Forças de Paz do Brasil.

  • Compartilhe:

No mês que completou dez anos de história no Hospital Universitário (HU/UEL) de Londrina, o neurocirurgião pediátrico Alexandre Casagrande Canheu foi condecorado pelas Forças Internacionais de Paz da ONU por seu trabalho desenvolvido em casos complexos nos últimos anos. Durante a cerimônia, que aconteceu na última quinta-feira (23), em São Paulo, Canheu foi homenageado e recebeu a Medalha Colar da Ordem do Mérito das Forças de Paz do Brasil. A medalha, de acordo com a Resolução ABFIP ONU, é “destinada a premiar aqueles que tenham praticado ações meritórias, enaltecedoras do nome da pátria brasileira que é detentora do prêmio Nobel da paz 1988 e 2001, perante as demais nações, e em sinal de reconhecimento aos valores militares, espírito de civismo, preservação da memória e serviços prestados à nação”.

Ainda em cerimônia, o médico foi elogiado por seu trabalho excepcional com as crianças. Em fevereiro de 2013, Canheu entrou para o time de cirurgiões do HU e comentou como o hospital impactou em sua trajetória: “O HU é um difusor de ideias, é um local muito agregador e de multidisciplinaridades. Foi extremamente importante esses 10 anos de HU para eu me tornar conhecido e respeitado na cidade”, afirma. Com mais de 30 mil seguidores em suas redes sociais, o neurocirurgião busca compartilhar informações seguras sobre casos, vitórias dos pacientes, histórias, e também sobre a sua jornada de trabalho.“Essa medalha possui muito significado e reconhecimento do trabalho que eu e minha equipe temos feito com as crianças do Brasil. O que me motiva a continuar fazendo o meu trabalho é que as crianças se recuperam muito rápido e quando você consegue ajudar na inclusão delas na sociedade e vê a família vibrar é uma recompensa muito grande. Criança foi feita pra brincar, pra ser feliz, e não pra sentir dor”, comenta o médico.

Formado em Medicina pelo Hospital das Clínicas de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 2000, Alexandre Canheu fez especialização em Neurocirurgia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto; fellowship em Neurocirurgia Pediátrica na Universitats Medizin Charitè de Berlim, Alemanha, em 2011; e esteve em vários estágios em serviços de excelência na Europa. 

Ele também é membro afiliado da European Society for Pediatric Neurosurgery; da International Society for Pediatric Neurosurgery; international fellow da American Society of Neurological Surgeons; e ocupa o cargo de Conselheiro Deliberativo da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica. Em 2019, Canheu foi Presidente do Consenso Brasileiro sobre Deformidade de Chiari I, realizado em Londrina, em agosto.

Via: O Perobal