Paralisação: Sindicatos fecham a UEL em protesto

Ato acontece amanhã (quarta, 15) e é uma ação de protesto contra o não pagamento da data-base dos servidores públicos por parte do Governo do Estado. 

  • Compartilhe:

Diante das constantes negativas do governo do Estado em não abrir negociações para debater a data-base dos servidores públicos, as Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná ( IEES) decidiram paralisar os serviços  nesta quarta-feira, 15.

 Em Londrina o protesto está sendo organizado pelo Sindicato dos Técnicos-administrativos da UEL ( Assuel) e  Sindicato dos Professores da UEL ( Sindiprol - Aduel). As duas instituições fazem parte do Fórum de Entidades Sindicais (FES),  que tem tentado incansavelmente sentar com as lideranças do governo, sem êxito.  Além da UEL,  a Unioeste, UEM, Unicentro e Unespar também  devem paralisar as atividades. 

“ Estamos sem reposição salarial há sete  anos. Desde 2016 sem zerar a inflação do ano anterior.  Atualmente técnicos perdem, todos os meses, 42% dos salários. Para se ter uma noção, é como trabalhar por 40h e receber por apenas 23h. Ou se fossem pagos por apenas sete meses durante o ano”, explicou o presidente da Assuel, Marcelo Seabra.

Segundo Seabra,  a Assuel juntamente com os demais sindicatos que compõem FES entregaram ao governo, em fevereiro, um documento com as demandas do funcionalismo público. “ Eles ficam “enrolando” a gente e não demonstram nenhuma vontade em sentar para negociar a nossa data-base, por isso  decidimos parar amanhã como sinal de alerta para uma possível greve no futuro,  caso não haja acordo”, declarou.

  • Além da reposição salaria de 42%, o documento entregue ao governo também contém os seguintes pontos:
  • Alteração no desconto da  Paranáprevidência  para aposentados - Atualmente, os descontos são realizados a partir do recebimento de três salários-mínimos, considerando o piso nacional. A categoria deseja que a isenção seja estendida para seis salários-mínimos.
  • Melhoria no atendimento do SAS -  A precariedade no Sistema de Assistência a Saúde ( SAS), do Governo do Estado, se estende por anos. As reclamações vão desde a demora no agendamento para avaliações médicas e retornos, falta de profissionais, adiamento e cancelamento de consultas e outros procedimentos como cirurgias.
  • Concurso público e revogação da LGU - . Existem setores que estão há mais de 20 anos sem concurso público e os servidores vão se aposentando e não tem quem repõe para atender a população paranaense.  A LGU (Lei Geral das Universidades)  tem de ser revogada imediatamente para os servidores, sobretudo, os vinculados às instituições de ensino superior paranaenses. 

Atenção para a programação do protesto: 

7h e 13h – Panfletagem no campus da UEL 

– Cancela de acesso pela avenida Castelo Branco 

– Cancela de acesso pela reitoria/COU 

 7h e 13h – Panfletagem no CCS/HU 

– Hemocentro 

– Estacionamento 

 9h30 – Ato em defesa da data-base 

– Anfiteatro do Cesa 14h30 

– Anfiteatro do Cesa 19h30 

– Live “Reposição salarial e defesa das universidades públicas do Paraná” com dirigentes de sindicatos de docentes e técnicos.

 

Via: Assessoria Assuel