Estudantes lançam campanha virtual para revitalizar Laboratório de Anatomia da UEL

No horizonte do Centro Acadêmico de Medicina está a criação de uma organização de ex-alunos do curso

Por Murilo Pajolla

 

  • Compartilhe:

O Laboratório de Anatomia do Centro de Ciências Biológicas (CCB) é uma das mais importantes “salas de aula” do curso de Medicina da UEL. Lá os futuros médicos aprendem, ainda no início do curso, sobre as estruturas e sistemas do corpo humano.

Buscando revitalizar o espaço vital para o aprendizado, o Centro Acadêmico Samuel Pessoa (Casp), formado por discentes de Medicina, lançou uma campanha de arrecadação pela internet. Com a iniciativa, o Casp pretende garantir mais conforto para os estudantes. Saiba como doar no final da matéria. 

“Nós recebemos do Departamento de Anatomia da UEL um pedido para auxiliar na arrecadação de fundos para a reforma do Laboratório”, explica o vice-presidente da entidade estudantil, Rafael Matias. 

A solução foi o lançamento da campanha em modelo “crowdfunding”, que recebe doações virtuais de pessoas interessadas em ajudar. “Desde então, estamos indo atrás de alunos e ex-alunos que se identifiquem com o curso e se proponham a contribuir com a campanha”, complementa Rafael. 

Entre o dia 5 de setembro, quando a campanha teve incício, e o final do mesmo mês, haviam sido arrecadados cerca de R$ 2,5 mil. Até o dia 17 de outubro, quando terminam as doações, a meta é chegar aos R$ 36 mil. 

“Quanto mais arrecadarmos, mais mudanças estruturais poderemos fazer. Desde a pintura total do laboratório até a instalação de aparelhos de ar-condicionado e a remodelação dos espaços de prática de anatomia e dos espaços teóricos”, explica Rafael. 

Experiências compartilhadas 

Em setembro, o Conselheiro-Geral da Alumni UEL e médico graduado pela UEL, Gilberto Martin, participou de uma reunião virtual organizada pelo Casp com ex-alunos do curso. Ao lado de outros médicos formados pela Universidade, o integrante da Alumni compartilhou sua experiência dos tempos de estudante. 

“Os convidados se sentiram à vontade para compartilhar e rememorar a época da faculdade, conversar sobre como era a Medicina no tempo deles e contar sobre a participação no movimento estudantil”, relata Rafael. 

“Um de nossos projetos é estruturar uma organização do tipo da Alumni, especificamente para o curso de medicina da UEL. Queremos, de certo modo, restaurar a história do curso de Medicina por meio dos ex-alunos. Foram eles que construíram o curso e devemos muito a todos”, afirma o vice-presidente do Casp. 

Como contribuir

Quem quiser contribuir com a campanha de revitalização do Laboratório de Anatomia pode fazer por depósito, transferência ou PIX. Veja os dados: 

Banco: 383 – Juno

Agência: 0001

Conta: 1000864814-7.

Nome Completo: Centro Acadêmico Samuel Banrsley Pessoa

CNPJ: 78.012.473/0001-04.

PIX: meduelcasp@gmail.com.