Aula Magna marca início do ano letivo de 2023 do curso de Medicina da UEL

O ex-reitor da Universidade, Dr. Pedro Gordan, é o convidado do evento que acontece no Auditório do CCS, no dia 11 de agosto, às 10h15. Ele dá as boas-vindas aos calouros falando sobre academia e mídias sociais. 

  • Compartilhe:

O Colegiado do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina convida toda a comunidade para a Aula Magna do Curso do ano letivo de 2023. O evento acontece no Auditório do CCS, no dia 11 de agosto, às 10h15. O Prof. Dr. Alessandro Giurizatto Melanda e a Profª. Dra. Neide Tamimura Costa, Coordenador da Colegiado da Curso de Medicina e Vice-Coordenadora, respectivamente, recebem o professor emérito da UEL, o Dr. Pedro Alejandro Gordan para falar sobre o tema "Academia & Mídias Sociais: o caminho do médico do Século 21".

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná em 1967 e perto de comemorar 56 anos de formado, o Dr. Pedro Gordan dá as boas-vindas aos ingressantes revisitando um seu artigo sobre estratégias e hábitos de Estudo, colocando os calouros no centro da Palestra. “Como eu tenho um site de Raciocínio Clinico (https://raciocinioclinico.com.br)  posso falar sobre as Mídias Sociais sem preconceito. Também vou adverti-los que o uso intenso e exagerado  é deletério para o aprendizado. Vou colocar a responsabilidade de escolha dos temas das mídias nas mão deles próprios e dos seus professores. E finalmente, recomendar um balanço, sugerindo que a ‘virtude esta no meio’. Nem excesso nem falta de uso da mídias”, comenta o profissional que ainda deve abordar temas relacionados ao uso de Inteligência Artificial no caminho do médico do Século 21. 

Pedro Gordan foi reitor da UEL onde atuou por mais de quatro décadas como professor do curso de Medicina, diretor clínico do Hospital Universitário (HU/UEL) e diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Como decano, assumiu a cadeira de reitor da UEL entre os anos de 2001 e 2002, quando enfrentou a famosa greve de seis meses dos servidores e professores. É reconhecido nacionalmente na área da nefrologia e integrou o grupo de cirurgiões responsáveis pelo primeiro transplante renal realizado no Paraná, em junho de 1973, no HU. O fato ganhou repercussão nacional. Entre 1970 e 1994, Pedro Gordan se dividiu entre a carreira acadêmica e uma agenda em diferentes hospitais. Foi um dos fundadores do Instituto do Rim de Londrina.

Na área acadêmica, o professor, apoiado por um grupo altamente qualificado, promoveu uma transformação curricular nos cursos de Medicina e de Enfermagem da UEL. O chamado currículo integrado acabou influenciando outras escolas de Medicina e apontou novas diretrizes para Educação Médica e de saúde no país.