Pós da UEL em Direito Negocial comemora 45 anos

O Programa de Mestrado em Direito Negocial, é o mais antigo da área no interior do País. Cerca de mil estudantes já passaram pelo mestrado ao longo dos últimos 45 anos.

  • Compartilhe:

Programa de Pós-Graduação em Direito Negocial da UEL (PPGDIN) prestou uma série de homenagens, em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (18), no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), dentro das comemorações de seus 45 anos de criação.

Programa de Mestrado em Direito Negocial, é o mais antigo da área no interior do País. Cerca de mil estudantes já passaram pelo mestrado ao longo dos últimos 45 anos. Após mudanças na composição da estrutura curricular, em 1986, o programa de mestrado passou a ter três áreas de concentração: Direito Civil, Direito Agrário e Direito Processual Civil. Já em 2006, nova reestruturação na grade curricular acaba por substituir a área de concentração relativa ao Direito Agrário para Relações Empresariais.

Finalmente, em 2010, o Mestrado em Direito Negocial passa a contar com as seguintes linhas de pesquisa: Relações Negociais no Direito Privado; Acesso à Justiça: solução de conflitos atinentes a negócios jurídicos públicos e privados envolvendo interesses individuais e transindividuais; e Estado Contemporâneo: relações empresariais e relações internacionais.

Compuseram a mesa do evento realizado na manhã de hoje,  a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Silvia Ferreira Meletti, representando a reitora, Marta Favaro; o diretor do Cesa, Miguel Belinati Piccinilo; o coordenador do programa, Clodomiro Bannwart; os chefes dos departamentos de Direito Público e Privado, Cláudio César Moreno e Marcos Daniel Ticianelli; a professora Maria de Fátima Ribeiro, representando os coordenadores do PPGDIN; o professor Sérgio Alves Gomes, representando o corpo docente; e Francisco Carlos Navarro, secretário-executivo do programa, representando os servidores técnico-administrativos.

O Cerimonial destacou o histórico do Programa, lembrou de todos os coordenadores e apontou que 442 mestres já foram formados. Já o professor Clodomiro, em uma fala poética, agradeceu especialmente ao secretário Francisco. Para o coordenador, o Mestrado – o primeiro do interior do Paraná – sempre foi desafiador, mas acabou testemunhando décadas de História não só de Londrina e região, mas de todo o país, referente aos direitos e legislação. Por fim, destacou o evento, que abriu ao público a oportunidade de conhecer as primeiras teses da primeira turma de Doutorado.

A professora Silvia Meletti contou que acompanhou todo o processo de implantação do Doutorado, autorizado em 2021. Parabenizou a todos, cumprimentou Francisco, e disse que nutre a expectativa de que o Programa ajude na construção de uma sociedade mais justa.

Já a professora Maria de Fátima Ribeiro, como ex-coordenadora, lembrou da trajetória do Programa, que logo deverá chegar às “bodas de ouro”. Disse que o Mestrado logo se projetou com publicações, apresentações e por trazer nomes importantes da área. Destacou ainda o comprometimento do corpo discente.

Em seguida, foram homenageados os professores Sérgio Gomes, Clodomiro Bannwart, Maria de Fátima Ribeiro, Adyr Ferreira netto (doutorando) e Marlene Kempfer (ex-coordenadora). Ela foi coordenadora há cerca de 15 anos, considera que o Programa fez um progresso “gigante” e que a implantação do Doutorado é um dos indícios do reconhecimento de sua qualidade. Ele nasce com duas linhas de pesquisa: Relações Negociais no Direito Público e no Direito Privado. A professora, que também é orientadora de um doutorando, informou ainda que as primeiras teses serão defendidas ano que vem, e que o evento de hoje serve como “qualificação”.

A cerimônia terminou com uma apresentação musical de violão e uma fala final do professor Sérgio Gomes.

Via: O Perobal

Foto: André Ridão/Agência UEL