Capes destaca teses da UEL nas áreas de Serviço Social e Ciências da Reabilitação

Duas teses de doutorado defendidas no ano passado por estudantes de programas de pós-graduação da UEL, nas áreas de Ciências da Reabilitação e Serviço Social, foram selecionadas no edital do Prêmio Capes de Tese 2023.

  • Compartilhe:

Duas teses de doutorado defendidas no ano passado por estudantes de programas de pós-graduação da UEL, nas áreas de Ciências da Reabilitação e Serviço Social, foram selecionadas no edital do Prêmio Capes de Tese 2023. O resultado preliminar foi divulgado no dia 14 de agosto e selecionou 49 trabalhos de um total de 1469 inscritos na edição deste ano. As relacionadas nesta etapa concorrem agora para o Grande Prêmio Capes de Tese, que deverá selecionar um trabalho por área – Ciências da Vida, Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar – que deverá ser divulgado em novembro. A solenidade de entrega do Prêmio será em dezembro.

Entre os trabalhos selecionados está a tese “Cadê o Haiti? o processo de formação identitária das crianças haitianas (ti dyaspora) na relação entre a escola e suas famílias no Brasil”, de autoria de Jean Baptiste Marc Donald, orientado pelo professor Wagner Roberto do Amaral, do Departamento de Serviço Social (Cesa). Marc Donald é primeiro doutor haitiano da UEL. O trabalho aborda a identidade das crianças haitianas no Brasil, a relação entre escola pública e suas famílias de origem, tendo como objetivo identificar e analisar as influências do ambiente escolar e familiar sobre a formação identitária dos ti dyaspora haitianos no Brasil. A pesquisa foi de natureza qualitativa e teve sua metodologia dividida em revisão bibliográfica, levantamento documental e pesquisa de campo.

Formado em Serviço Social pela Université d’Etat do Haiti (UEH), Marc migrou para o Brasil em 2016, para fazer o mestrado em Serviço Social e Política Social da UEL, por meio do Convênio Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC), da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Durante o mestrado e doutorado, foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo o professor Wagner, o reconhecimento do trabalho do doutorando demonstrou a relevância da produção acadêmica do programa de Serviço Social e Política Social. Para ele, a presença do estudante nas atividade estabeleceu pontes na relação humanitária Brasil/Haiti. “(A presença de Marc) ampliou o diálogo internacional com outras realidades nacionais, principalmente aquelas que vivem e viveram sob o jugo da invasão de outros países e traz esperança que estes cidadãos possam produzir conhecimento. Essencial receber e dialogar com os haitianos para que eles possam ser investigadores dessa realidade e possam ser agentes dessa mudança”

Força e envelhecimento

O outro trabalho da UEL selecionado no prêmio Capes 2023 é “Fundamentos teóricos e futuras perspectivas para novas avaliações e intervenções clínicas em indivíduos com DPOC com sarcopenia: interação entre gerontologia e pneumologia”, de autoria do estudante chileno Walter Aquiles Sepúlveda Loyola, orientado pela professora Vanessa Suziane Probst, do Departamento de Fisioterapia (CCS), vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação Associado em Ciências da Reabilitação (UEL-Unopar).

Segundo a professora Vanessa, o doutorando se mostrou um aluno acima da média, dedicado e estudioso, e conseguiu desenvolver trabalhos de destaque, tanto no mestrado quanto no doutorado. “Universidades de todo o país indicam suas melhores teses, instituições com larga experiência na pesquisa. Assim, ver um trabalho nosso escolhido como o melhor da área é motivo de muita alegria”, comemorou.

Ela explica que a tese contribuiu para o entendimento das síndromes geriátricas, estabelece pontos de corte para o diagnóstico de uma nova síndrome (a osteosarcopenia) e chama a atenção para a importância do estudo da sarcopenia em indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crônica. A tese é constituída por sete artigos científicos, seis deles publicados em periódicos de alto impacto. 

Premiação

Os autores dos trabalhos finais selecionados receberão bolsas de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Seus orientadores ganharão um prêmio no valor de até R$3 mil, além de certificados que também serão oferecidos aos co-orientadores e aos programas de pós-graduação nos quais as teses foram defendidas.

O Grande Prêmio corresponde a uma bolsa para estágio pós-doutoral em instituição internacional, por até 12 meses, mais certificado e troféu. Cada orientador vai receber premiação de R$9 mil, para participar de congresso internacional e certificado de premiação que também será entregue aos coorientadores e ao Programa.

Via: O Perobal