Egresso da UEL fala sobre fenótipo como marcador da negritude no Brasil

O curso de formação é para interessados em atuar dentro de comissões de heteroidentificação. O termo se refere à identificação étnico-racial de uma pessoa a partir de outra. José Antonio Novaes da Silva é formado em Ciências Biológias pela UEL e atualmente é atualmente vice coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas da UFPB.

  • Compartilhe:

Convidado para ministrar um curso de formação na UEL para interessados em atuar em comissões de heteroidentificação, o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) José Antonio Novaes da Silva abordou o tema “Discussões sobre o racismo de marca: fenótipo como marcado da negritude no Brasil”. O encontro foi realizado no último dia 6, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) da UEL. Servidores e docentes de diversos setores da instituição participaram da formação, que terá um segundo encontro no dia 30 de outubro.

Egresso do curso de Ciências Biológicas da UEL, José Antonio é atualmente vice coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas da UFPB. Na entrevista especial à TV UEL, ele comentou sobre o fenótipo como marcador da negritude no Brasil:

O curso de formação é para interessados em atuar dentro de comissões de heteroidentificação. O termo se refere à identificação étnico-racial de uma pessoa a partir de outra. Assim, as comissões de heteroidentificação avaliam autodeclarações de identidade racial através de fenótipos. Podem se inscrever estudantes, servidores, professores e também membros da comunidade externa.

As aulas abordam aspectos teóricos, políticos e jurídicos das bancas, referindo-se à regulamentação e procedimentos. Serão levantadas ainda questões sobre aspectos conceituais para compreensão das desigualdades raciais no Brasil e a importância das políticas públicas de ações afirmativas, em especial as cotas raciais. 

O próximo encontro é no dia 30 de outubro, das 19h30 às 21h30, com o professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rodrigo Ednilson de Jesus.

Os interessados podem realizar a inscrição na página de Eventos da UEL.

Via: O Perobal