As fotos do lançamento do livro "SUS e Estado de Bem-Estar Social".

No dia 21 de setembro, a Alumni UEL recebeu o sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos para o lançamento do livro "SUS e Estado de Bem-Estar Social". O evento aconteceu na sede da AML, em Londrina e reuniu gerações de profissionais da saúde, autoridades, amigos e admiradores do autor. As fotos são de Valéria Felix.

 

  • Compartilhe:

No dia 21 de setembro, a Alumni UEL recebeu o sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos para o lançamento do livro "SUS e Estado de bem- estar social". O evento aconteceu na sede da AML, em Londrina e reuniu gerações de profissionais da saúde, autoridades, amigos e admiradores do autor. As fotos são de Valéria Felix.

A obra traz um resumo dos trinta anos de luta para construir o SUS, analisando derrotas e avanços ainda insuficientes para a demanda por uma vida melhor e menos excludente para nossa população e fala  da consequência de tratar a política como negócio.

BIOGRAFIA - Nelson Rodrigues dos Santos ou simplesmente Nelsão, é graduado em Medicina (1961, USP), doutor pela FMUSP e fez curso de Saúde Pública na Faculdade de Saúde Pública da USP (1968).  Foi assistente do professor Samuel Barnsley Pessoa e coordenou alunos de Medicina em pesquisas no Ceará, Alagoas, Bahia, São Paulo, Paraná e Goiás. Era professor de Saúde Coletiva na UEL quando organizou, em 1971, a instalação das primeiras Unidades Básicas de Saúde, em convênio com a prefeitura de Londrina na periferia urbana e vilas rurais da Cidade, sendo elas as unidades da Vila da Fraternidade, Jardim do Sol e nos distritos de Irerê e  Paiquerê. Também foi diretor do Centro de Saúde (CCS) da UEL e o responsável pela organização do departamento de saúde coletiva juntamente com o professor Darli Cordoni entre outros. 

 

Foi consultor da OPAS em Brasília e geriu o Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento (PIASS) nos estados do Nordeste (1977).  Era docente de Saúde Coletiva na Unicamp quando assumiu a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas (1983-1987) e, depois, a coordenação da Comissão Inter- institucional de Saúde do Estado de São Paulo.  Foi secretário de saúde do estado de São Paulo, ocasião em que foi eleito presidente do CONASS. Exerceu a secretaria executiva do Conselho Nacional de Saúde (1997-2002). Integrou a assesso- ria especial do gabinete do minis- tro da Saúde (2005-2006). Foi presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (2007-2019) e, desde então, faz parte do conselho superior e fiscal do IDISA. Tem feito assessoria informal permanente ao CONASS e CONASEMS