Alumni UEL se soma à onda de repúdio contra corte de 90% no orçamento da ciência

Duras críticas à medida do governo federal já foram vocalizadas pelos conselhos superiores da UEL, pelo reitor e pela associação que representa universidades estaduais do PR

por Redação Alumni UEL   

  • Compartilhe:

A Alumni UEL manifesta publicamente apoio ao posicionamento da reitoria e dos órgãos superiores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) contra o corte de mais de 90% no orçamento da ciência promovido pelo governo federal. 

Um dos principais objetivos da Alumni UEL - conforme previsão estatutária - é a defesa da UEL como uma universidade pública gratuita, plural, democrática, autônoma e inclusiva. Atingir tais fins só é possível, no entendimento da Associação, a partir do financiamento público e integral da pesquisa, ensino e extensão. 

Com a mesma preocupação manifestou-se o reitor da UEL em entrevista à TV UEL. "Mais do que nunca nós professores, e nós que estamos ligados à comunidade universitária, precisamos estar mobilizados pela defesa da ciência", afirmou Sérgio de Carvalho. 

Em comunicado assinado pelo Conselho de Administração, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e pelo Conselho Universitário da UEL, os órgãos criticaram os impactos da redução orçamentária. "Estas medidas colocam em risco a ciência nacional e um plano de Brasil como país desenvolvido, socialmente justo e com ferramentas para tornar-se um país competitivo no cenário internacional", afirma a nota.

O repúdio ao corte orçamentário também foi o tom de uma nota da Apiesp - Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público, da qual a UEL faz parte. O documento classifica a proposta de corte de mais de R$ 600 milhões como "sorrateira e equivocada".  

À TV UEL, o reitor comentou o impacto da redução brutal do já insuficiente financiamento de pesquisas, em um momento em que a ciência se mostrou determinante para combater um dos maiores desafios já enfrentados pelo mundo, a pandemia de coronavírus.

"Afinal de contas, nós precisamos da pesquisa e da ciência para dar conta desse momento de pandemia pelo qual estamos passando. Precisamos da pesquisa científica para dar conta da retomada do crescimento econômico. Todos países do mundo combateram a covid por meio da presença maciça da ciencia", ponderou Sergio.