A Alumni UEL se solidariza com todos os familiares, amigos e companheiros da Sra. Darcy Reis de Oliveira, ex-professora da Universidade Estadual de Londrina, falecida no último sábado (28). Muito querida e importante na história da saúde pública do Brasil, na fase de mobilização pré-SUS.
A Alumni UEL se solidariza com todos os familiares, amigos e companheiros da Sra. Darcy Reis de Oliveira, ex-professora da Universidade Estadual de Londrina, falecida no último sábado (28). Muito querida e importante na história da saúde pública, ela foi também uma das fundadoras do iNESCO (Instituto de Estudos em Saúde Coletiva), membro da primeira diretoria do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva - NESCO.
Darcy Reis de Oliveira iniciou sua jornada profissional como estudante de serviço social na Universidade Católica de Salvador, Bahia, onde se formou em 1964. Após formada, mudou-se para Londrina onde trilhou um rico caminho no campo da saúde coletiva, que certamente contribuiu para a constituição do SUS.
Em seus primeiros anos no Paraná, trabalhou no antigo Sanatório de Tuberculose de Londrina, que cedeu sua estrutura ao Hospital Universitário, foi docente do curso de Serviço Social da UEL e atuou como assistente social na Secretaria Municipal de Saúde. Também esteve altamente engajada com o Movimento da Reforma Sanitária na década de 1980 e nos anos 2000 atuou no Ministério da Saúde e no Conselho Nacional de Saúde. Darcy Reis de Oliveira atuou firmemente ao lado de Luiz Cordoni Júnior e Sérgio Arouca na mobilização de profissionais de saúde, dirigentes e líderes comunitários para a participação histórica na 8a Conferência Nacional de Saúde e, posteriormente, na Assembleia Nacional Constituinte, eventos que tiveram um impacto profundo na saúde pública do Brasil.
“Ela foi uma pessoa que teve uma participação intensa na gestão do Cordoni no trabalho de organização social. Criou um programa que realizou encontros populares de saúde em todas as regionais do Estado, preparando as discussões daquele período pré-SUS, contribuindo para as discussões das questões do Movimento da Reforma Sanitária, do que seria o SUS, no nível comunitário, popular com reuniões, fazendo encontros, mobilizando lideranças comunitárias e tudo mais. Ela teve uma participação muito intensa nesse tipo de atividade, era uma pessoa muito animada, com uma disposição muito grande com muita fé na construção de um sistema de saúde que fosse justo. Uma pessoa fantástica”, relembra Gilberto Berguio Martin, Conselheiro Geral da Alumni UEL.
Foi justamente o seu engajamento, experiência e apego aos ideais que a levaram para atuar na Secretaria de Estado da Saúde, no Ministério da Saúde e no Conselho Nacional de Saúde, cumprindo sua missão na construção de uma sociedade mais justa e democrática. “Neste momento, nos despedimos de Darcy, que se junta a outros grandes mestres. Seu legado é uma inspiração para todos nós do iNESCO e da comunidade da saúde coletiva. Agradecemos por sua inestimável contribuição à saúde coletiva e enviamos nossas mais profundas considerações e solidariedade a seus entes queridos”, afirma de João Campos, ex-presidente do iNESCO em nota publicada pelo Instituto.