Elaborado pelos conselheiros eleitos na Assembleia Geral realizada no final do ano passado, o documento traça o caminho a ser trilhado pela Alumni no período da nova gestão e ainda destaca os princípios que movem e justificam a existência da Associação.
Na manhã da última quarta -feira (24), a Conselheira Geral da Alumni UEL, Silvia Karla Vieira Andrade e Maria Lucilda dos Santos, do Conselho de Articulação Institucional e Relacionamento Comunitário, estiveram no gabinete da reitora da UEL, a professora Marta Favaro para apresentar o Plano de Ação da Associação dos Ex-Alunos para o biênio 2024/2025. Elaborado pelos conselheiros eleitos na Assembleia Geral realizada no final do ano passado, o documento traça o caminho a ser trilhado pela Alumni no período da nova gestão e ainda destaca os princípios que movem e justificam a existência da Alumni UEL. O encontro ainda contou com a presença do vice-reitor, o professor Airton Petris e da professora Lisiane Freitas, chefe de gabinete.
Depois de uma breve apresentação da estrutura e funcionamento dos Conselhos e dos membros da nova Diretoria da Alumni UEL, foi entregue à reitora um caderno com todo o Plano de Ação e o grupo pode conversar sobre as principais ações a serem executadas, envolvendo as atividades que mobilizam os ex-alunos da Universidade e a comunidade interna e externa para pautas prioritárias para a sociedade. Dentre elas, foram citadas a ampliação da acessibilidade à Universidade, em especial para a população indígena, negra, estudantes das escolas públicas. “Ressaltamos a importância do debate sobre a LGU, a Lei Geral das Universidades, ações contra o racismo, a militarização das escolas e as violências, além da luta pela equidade de gênero. Também foram apontados os parceiros atuais e em aproximação da Alumni UEL, como o DCE, Cuia, Neab e Frente pela Revogação da LGU”, comenta Silvia Karla.
Reitoria e Alumni UEL também concordam sobre a importância da reforma da sede histórica do DCE, no centro de Londrina. Nesse sentido, foi exposto a atuação da Alumni UEL que viabilizou a entrega dos projetos básicos para a reforma que deve acontecer ainda esse ano. “Estamos contribuindo diretamente para a valorização desse importante patrimônio em seus moldes originais e para tanto, contamos com a contribuição voluntária do ex-aluno e engenheiro civil Pedro Luiz Trevisan, de Foz do Iguaçu”, revela a Conselheira Geral. Também foi apresentada à reitora, a intenção da Alumni UEL de estabelecer uma parceria com o Museu Histórico de Londrina para a organização de uma curadoria especial de valorização do movimento estudantil de Londrina ao longo dos anos. “Por fim, ressaltamos a importância da manutenção de um canal de comunicação permanente entre a Alumni UEL, Reitoria e Vice-Reitoria da UEL, para a execução do Plano de Ação, incluindo a parceria importante com os diversos organismos da Universidade”, comenta.
Com o patrocínio cultural da Sisprime do Brasi, a Alumni UEL segue defendendo uma universidade autônoma, transparente, pública, gratuita, democrática, inclusiva e laica. “Fomos muito bem recebidas pela Reitoria e ficou evidente a sintonia de pensamento e de comprometimento com a nossa Universidade e com o bem-estar dos alunos e colaboradores. Vamos continuar esse trabalho de aproximação com todos os setores da sociedade confiantes de que a UEL é essencial para a Cidade, com seus órgãos suplementares, projetos de extensão e formação de profissionais que continuam atuando aqui, no Brasil e até no exterior. A UEL é um orgulho para todos nós”, finaliza Silvia Karla.