Eventos celebram cinquenta anos do curso de Relações Públicas

O curso de Relações Públicas da UEL completa 50 anos de reconhecimento em 2024. Para marcar o seu pioneirismo e relevância na formação de profissionais e pesquisadores da área, estudantes e docentes retomam, no início de maio, a série de atividades e eventos alusivos à data. As ações têm o objetivo de reconhecer a trajetória de ex-professores e egressos, bem como reforçar o papel dos profissionais de Relações Públicas na organização e gerenciamento de estratégias, desafios e demandas do setor público e das organizações.

  • Compartilhe:

O curso de Relações Públicas da UEL completa 50 anos de reconhecimento em 2024. Para marcar o seu pioneirismo e relevância na formação de profissionais e pesquisadores da área, estudantes e docentes retomam, no início de maio, a série de atividades e eventos alusivos à data, cujo início foi no ano passado. As ações têm o objetivo de reconhecer a trajetória de ex-professores e egressos, bem como reforçar o papel dos profissionais de Relações Públicas na organização e gerenciamento de estratégias, desafios e demandas do setor público e das organizações.

Uma das ações será apresentada na manhã da próxima segunda (6) e envolve a revitalização do Escritório de Relações Públicas e da Sala de História e Memória Prof. Dr. Waldyr Gutierrez Fortes, primeiro professor do curso graduado em RP e um dos grandes responsáveis pela sua projeção nacionalmente.

Este trabalho, conta a professora Marlene Ferreira Royer, faz parte das atividades previstas para a disciplina Gestão Estratégica de Eventos e tem sido desenvolvido por estudantes do segundo ano matutino organizados no projeto “RP 50 UEL: Honrar e Inspirar” (1974-2024). A primeira etapa envolvendo a limpeza, separação e organização dos materiais históricos teve início em março. 

No mês de abril, foi feita a pintura, reforma de móveis, produção da nova sinalização e identidade visual, e organização de materiais que revelam o funcionamento do curso e as produções acadêmicas de centenas de estudantes. “A próxima etapa é organizá-los na Sala de Memória. Vamos colocar estantes, deixar expostos os materiais que antes estavam engavetados ou encaixotados para que as pessoas possam consultar, olhar e reconhecer professores, materiais e trabalhos que foram desenvolvidos ao longo destas cinco décadas”, conta.

A expectativa com a revitalização é de que Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), fotografias, livros doados por professores, além de objetos como troféus e placas comemorativas, possam ser consultados mais facilmente pelos atuais e futuros estudantes. “E exemplares do Jornal Espaço, que por muitos anos foi o nosso grande e mais reconhecido no Brasil veículo de comunicação impresso, além de outros elementos que mostram o percurso dos 50 anos do curso”, celebra a professora. 

Para marcar a entrega do escritório e da Sala de Memória, um evento será realizado no dia 6 de maio, às 9h, no Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca). O momento deverá render boas lembranças, especialmente por parte de ex-alunos e docentes que conviveram com o professor Waldyr Gutierrez Fortes, caso da pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) da UEL, Zilda Aparecida Freitas Andrade, docente do curso.

Fortes ingressou na UEL em agosto de 1977 e trilhou uma brilhante trajetória, tendo ocupado os cargos de chefe de departamento e coordenador de colegiado, e participado de comissões que estudaram a implantação de cursos de pós-graduação na área. Antes da sua aposentadoria, em julho de 2003, também foi assessor de Relações Universitárias da UEL. Autor de cinco livros e dezenas de artigos publicados em revistas científicas, o ex-professor faleceu em abril de 2010, aos 59 anos. Quatro anos depois, a UEL renomeou a sala 683, do CECA – Sala de Eventos – com o seu nome, reforçando o seu papel na instituição. 

Além do apoio de vários setores da UEL, os alunos contam com o patrocínio das seguintes empresas: Pamonha do Anderson, CL Imóveis, Vanzela Comunicação, Auto Posto Cupimzão, Mercado Cambará e Maria Ritta Fotografia.

Trajetórias 

Outra iniciativa marcante dos 50 anos do curso será o evento Relações Públicas UEL: “Trajetórias de Ouro”, programado para às 19h do dia 6 de maio, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). O evento é organizado pelos estudantes do 2º ano noturno e vai abrir a Jornada de Relações Públicas, tendo como convidada a professora Margarida Maria Krohling Kunsch, da Universidade de São Paulo (USP), uma das mais reconhecidas autoras de Comunicação Organizacional e Relações Públicas do Brasil.

O objetivo principal, destacam os alunos Ana Clara Piccinini e Gustavo Souza, é revisitar momentos e histórias marcantes, além de dar visibilidade ao curso e seus profissionais. O evento é direcionado a docentes, discentes, egressos, autoridades, ex-docentes, profissionais, empresas parceiras, ingressantes de 2024 e a imprensa, com uma estimativa de 200 participantes.

Ainda são convidados para a mesa de honra o presidente do Conselho Regional de Profissionais Relações Públicas (Conrerp 2ª Região), Aluísio Silva Junior; a relações públicas do Senado Federal, Ana Lúcia Novelli, egressa da Universidade; e a pesquisadora das áreas de Relações Públicas, Cultura e Comunicação Marlene Marchiori.

Via: O Perobal