Órgão da UEL apoia pequenos produtores rurais na produção de orgânicos e preservação do meio-ambiente

Com trabalho multidisciplinar e quase seis anos de formação, o Núcleo de Estudos de Agroecologia da UEL atende cerca de 100 agricultores em Londrina e região

 

  • Compartilhe:

Por Mariana Ornelas e Redação Alumni UEL

Foto em destaque: Propriedade parceira do Neagro produz morango com certificação orgânica em Londrina / Divulgação Neagro 

A agricultura familiar no Brasil é responsável por 76,8% dos mais de cinco milhões de estabelecimentos rurais do Brasil, de acordo com o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017-2018. Além disso, o Brasil é o quarto país no mundo que mais consome alimentos orgânicos, e este índice aumentou durante a pandemia, segundo pesquisa do Euromonitor Internacional. O Estado do Paraná é o segundo maior produtor de alimentos orgânicos do Brasil, de acordo com o Sistema Nacional do Ministério da Agricultura, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul. 

A produção e o consumo de alimentos orgânicos são importantes para a sustentabilidade do meio-ambiente e também para a saúde da população, afirma Maurício Ursi Ventura, Professor Doutor do departamento de Agronomia do Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e coordenador do Núcleo de Estudos de Agroecologia (Neagro). O Neagro foi criado justamente para ser um laboratório prático que ajuda pequenas propriedades a produzir alimentos orgânicos em sistemas de agroecologia, como a agrofloresta.

“Antes tínhamos o Galo [Grupo de Agroecologia de Londrina] e ocorreu um edital do [extinto] Ministério do Desenvolvimento Agrário para a criação de núcleos de agroecologia nas universidades. Assim, passamos de Galo para Neagro, em novembro de 2015,” conta Ventura. Além da união de forças dos estudantes e professores, com os recursos federais o Neagro também se uniu ao Paraná Mais Orgânico, programa da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), e ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar/Emater (IDR).

No Paraná Mais Orgânico há uma ação integrada e de apoio entre as universidades estaduais do Paraná, como UEL, UEM e UEPG.  O professor Maurício Ursi Ventura fala, também, que os estudantes têm autonomia e protagonismo dentro do Neagro para trabalharem junto ao Paraná Mais Orgânico, com o intuito de saírem da Universidade com a teoria e a prática, em comum acordo. “Muitos dos nossos alunos que trabalharam no Neagro agora são extensionistas do IDR. Inclusive o coordenador Estadual de Agroecologia do IDR, André Miguel, foi bolsista nosso no programa”, destaca Ventura.

Com quase seis anos de formação, o Neagro atende cerca de 100 pequenos agricultores em Londrina e região, em um trabalho multidisciplinar que reúne, estudantes das áreas da Geografia, Economia, Veterinária e outros cursos.  “Além dos estudantes, também temos parcerias com ex-alunos e agricultores. Nós trazemos a demanda do campo para o trabalho de conclusão de curso e teses. Às vezes fazemos a pesquisa de campo na propriedade do agricultor parceiro. Essa rede que a UEL possibilita é muito importante para empregabilidade e para a pesquisa. A formação do estudante com a teoria, a prática e autonomia faz com que formemos bons profissionais, além de desenvolvermos nossa região”, finaliza Ventura. 

Serviço

Neagro UEL – 

Tel: (43) 3371-4785 

Clique para acessar Facebook e Instagram