Alumni UEL promove debate sobre resistência diante dos desastres ambientais

A Alumni UEL, Associação dos Ex-Alunos da Universidade Estadual de Londrina, promove na próxima quarta-feira (26), às 19h30,  o webinário “A vida diante dos desastres ambientais” com depoimentos de lideranças. O evento é online e será transmitido pelo canal Youtube da Associação.

  • Compartilhe:

A Alumni UEL, Associação dos Ex-Alunos da Universidade Estadual de Londrina, promove na próxima quarta-feira (26), às 19h30,  o webinário “A vida diante dos desastres ambientais” com depoimentos de lideranças. O evento online, transmitido pelo canal Youtube da Associação, tem o apoio cultural da Sisprime do Brasil e vai contar com a participação da Cacica Duamá Puoná Xipu Puri, da comunidade indígena Krim Orutu, do Vale do Rio Doce (MG), de Robson Formica, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Alana Gonçalves, voluntária no Rio Grande do Sul e Sandra Regina Christ, do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direito (MTD).

De acordo com Silvia Karla Vieira Andrade, conselheira geral da Alumni UEL, o evento tem como objetivo criar um espaço de reflexão e diálogo com lideranças sobre suas vivências e resistências frente ao enfrentamento às emergências climáticas e desastres ambientais. “A situação atual das enchentes no Rio Grande do Sul escancarou os diversos dramas enfrentados pelos atingidos. Algo que também aconteceu em outras tragédias intimamente ligadas à desastres ambientais e às consequências do descaso político e social com o meio-ambiente”, comenta. “Um dos pilares da Alumni UEL é justamente promover debates sobre temas atuais, conectando o nosso público com outras realidades e vivências”, completa. A live já está listado no canal YouTube da Alumni UEL e pode ser acessado pelo link: https://youtube.com/live/mSp5SCcXrgk.

A Alumni UEL foi criada em outubro de 2017, com a participação de dezenas de profissionais que passaram e se formaram pela UEL. Um dos principais objetivos da Alumni – que em latim significa “ex-alunos” - é a defesa da UEL como uma universidade pública gratuita, plural, democrática, autônoma e inclusiva. A Alumni UEL quer mostrar a contribuição da nossa universidade para a vida de quem por ela passou. Mais do que isto, quer destacar o papel da universidade na vida de muita gente ao seu redor: das comunidades locais, da cidade de Londrina, da região e do estado do Paraná. Ao congregar pessoas e histórias, a Alumni UEL pretende reforçar ações que contribuam para a manutenção e garantia da Universidade Estadual de Londrina para que, por meio do ensino, pesquisa e extensão, ela seja sempre, uma indutora e promotora do desenvolvimento científico, social e humano.

Foto: Lauro Alves/Secom