UEL entrega novo portal mais tecnológico e com comunicação integrada

A proposta é que a partir de agora a página possa ser atualizada a cada cinco anos, possibilitando inovação e segurança e a modernização periódica de uma ferramenta fundamental para a relação da Universidade com a sociedade. O novo portal utiliza o sistema WordPress, em substituição ao Baker, possibilitando novos recursos de atualização e maior segurança.

  • Compartilhe:

A UEL, por meio da Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) e da Coordenadoria de Comunicação Social (COM), atualizou o portal da instituição, com objetivo de trazer segurança para os usuários, facilidade para a manutenção e organização de dados e de notícias, integrando todos os canais de comunicação. O novo portal comemora os 53 anos de reconhecimento da Universidade e seus 54 anos de criação, e substitui a versão colocada no ar em 2018.

A proposta é que a partir de agora a página possa ser atualizada a cada cinco anos, possibilitando inovação e segurança e a modernização periódica de uma ferramenta fundamental para a relação da Universidade com a sociedade. O novo portal utiliza o sistema WordPress, em substituição ao Baker, possibilitando novos recursos de atualização e maior segurança.

A reitora Marta Favaro ressaltou que a Universidade tem dispendido esforços para modernizar e reformular processos, ações e a trabalhar de forma coletiva e integrada. Ela elogiou a decisão da ATI e COM em dialogar, debater, unir equipes e propor uma nova experiência para o portal, adequando-o às novas tecnologias e possibilitando melhor busca de informações sobre a Universidade, seus serviços, cursos de graduação e de pós-graduação e ações.

A coordenadora de comunicação, Beatriz Botelho, afirmou que a reformulação deverá trazer novos usuários, a partir de um conteúdo integrado e melhor organizado. Ela explicou que uma medida que deverá fomentar maior procura é o calendário dos eventos, que passa a ser oferecido por data, facilitando que estudantes e comunidade externa possam ter acesso rápido à inscrição e informações gerais.  Ela lembrou ainda que a ação faz parte do Projeto de Modernização de todos os sites da UEL, que já atualizou as páginas das pró-reitorias e dos cursos de graduação.

Para o assessor da ATI, Welington Cardador, a atualização mantém a adaptação aos diferente dispositivos de acesso à internet, como celulares e tablets, e permitirá uma navegação interativa pelos vários serviços mantidos pela Universidade. O trabalho foi feito considerando as muitas atividades nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, na tentativa de valorizar todos os serviços, propondo uma reflexão mais exata da Universidade e os impactos que ela traz ao cidadão.

O trabalho coletivo envolve a atuação dos servidores da ATI, Humberto Ferreira da Luz Junior, diretor de Desenvolvimento de Sistemas, Leonardo Pinheiro, diretor de Suporte a Redes e Sistemas, e Edson Luiz Pilati Filho, assessor da Divisão de Novas Tecnologias – Fábrica de Software; da COM, Deise Steiner, secretária e responsável pelo Projeto de Modernização dos sites, e Isadora Munhoz de Oliveira, assessora da Divisão de Relações Públicas; além de Camila Doubek, diretora da Gráfica, e Rosane Delattre Freire, designer da Divisão de Artes da Gráfica.

Histórico das páginas da UEL

O primeiro portal da UEL entrou no ar em 1996, mantendo-se até 1999, quando foi feita a primeira atualização. Desde então, foram outras cinco reformulações do site, sempre buscando uma versão interativa e condizente com a realidade. Nesta versão recém-implantada, pela primeira vez o usuário será identificado como estudante, servidor ou visitante. Ao abrir de acordo com a categoria, o internauta terá um menu relacionado ao seu interesse e necessidade. A ATI deve apresentar em breve um novo acesso específico para egressos da UEL.

Entre as sessões fixas que facilitam a navegação, estão Vida na UEL (destinada a estudantes que podem contar com serviços variados), Infraestrutura (que apresenta os órgãos de apoio e suplementares), Saúde, Serviços à Comunidade, Arte e Cultura, UEL em Dados, Canais de Comunicação e UEL Mobile. Outra inovação é um suporte que garante a acessibilidade aos usuários, por meio de tradução simultânea para Libras.

VIa: O Perobal