Novembro Negro comemora os 20 anos das Políticas de Ações Afirmativas na UEL

Programação segue até início de dezembro e inclui rodas de conversa, oficinas, minicursos, entrevistas e ações de conscientização. As ações do mês da Consciência Negra serão integradas e contam com o apoio do Grupo de Trabalho UEL na Luta Contra o Racismo, Núcleo de Documentação Pesquisa Histórica (NDPH/UEL), Assessoria de Relações Internacionais (ARI), Programa de Apoio à Permanência (Prope), Lab-Escrivências, Secretaria Municipal de Cultura de Londrina e Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial.

  • Compartilhe:

A Universidade Estadual de Londrina, por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), convida a sua comunidade acadêmica e a população de Londrina para acompanharem a programação do Novembro Negro, mês dedicado à reflexão sobre a Educação das Relações Étnico-raciais e as comemorações dos 20 anos das Políticas de Ações Afirmativas na universidade. A abertura aconteceu na manhã da última sexta-feira (01)  com uma programação que segue até o início de dezembro e  inclui rodas de conversa, oficinas, minicursos, entrevistas e ações de conscientização. A programação completa pode ser conferida neste endereço.

Com o tema “Racismo Religioso: um desafio na educação antirracista”, o debate de abertura foi realizado às 8h da última sexta, no Anfiteatro Maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da UEL. Os convidados são Hodavias Bibiano Chivinda (OAB) e Frederico Henrique Faustino (NRE), e o debate teve a mediação da assessora da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e pesquisadora, Jamile Carla Baptista.

As ações do mês da Consciência Negra serão integradas e contam com o apoio do Grupo de Trabalho UEL na Luta Contra o Racismo, Núcleo de Documentação Pesquisa Histórica (NDPH/UEL), Assessoria de Relações Internacionais (ARI), Programa de Apoio à Permanência (Prope), Lab-Escrivências, Secretaria Municipal de Cultura de Londrina e Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial.

Também são apoiadores do Novembro Negro os seguintes projetos de extensão: Tecendo Redes para a Educação das Relações Étnico-raciais; Aquilombando a Universidade; Território e Voz: racismo ambiental em debate; História e Memória Negra em Londrina – 1934 – 2022; Projeto de Extensão e pesquisa: O Protagonismo das Professoras da Infância e as Relações Étnico-raciais: proposições lúdicas a partir de jogos, brinquedos, brincadeiras e hora do conto. Confira neste link a programção completa.

Via: O Perobal