Organizada pela jornalista Livia de Oliveira, egressa da UEL, a obra traz 58 textos, divididos em cinco capítulos, metaforicamente intitulados como se fossem estações de trem, referência ao meio que trouxe tantos imigrantes a estas terras vermelhas. O prefácio é do Prof. Dr. Clodomiro Bannwart, hoje professor da UEL, onde também se formou em Filosofia. Ele também é membro da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina.
Um gênero de prosa, que chega de forma despretensiosa e coloquial, para falar das coisas do dia a dia, de como sentimos o mundo a nossa volta ou dentro de nós. A crônica é esse espaço com liberdade de estilo, em que as efemeridades ganham um pequeno espaço na eternidade. A editora Engenho das Letras escolheu celebrar os 90 anos de Londrina com uma obra que reúne gente das diversas gerações e profissões, para contar suas histórias com a cidade em forma de crônicas.
Assim nasceu a coletânea Londrina e seus olhares, organizada pela jornalista Livia de Oliveira. A obra traz 58 textos, divididos em cinco capítulos, metaforicamente intitulados como se fossem estações de trem, referência ao meio que trouxe tantos imigrantes a estas terras vermelhas. Estação 01: A terra. Estação 02: Madeira de lei. Estação 03: Parada do café. Estação 04: Trópico de Capricórnio. Estação 05: De grão em grão.
Com 370 páginas em preto e branco, como um petit pavet, o livro será lançado no dia 05 de dezembro, às 19h, no espaço da Vista Imobiliário (Av. Adhemar de Barros, 170). A capa traz uma foto de Ronaldo Ronan Rufino, que também lança um olhar para Londrina revelando, em um único enquadramento, várias faces de um mesmo território: A agricultura, a mata, as casas de madeira e a floresta de concreto que cresce verticalmente em meio a essa cultura.
De acordo com a organizadora, “buscamos diferentes olhares para a cidade. Autores que trouxessem, em palavras, múltiplas partes de Londrina que, juntas, formassem um belo mosaico literário. Olhares conectados por sentimentos profundos. A cidade não é apenas um espaço entre o urbano e o rural, mas um lugar de pertencimento que compõe o ser e o não ser. Cada participante expressa nesta obra um pouco do que Londrina também imprimiu neles”.
O prefácio é do Prof. Dr. Clodomiro Bannwart, que destaca elementos históricos e reflete que “cidade despontou-se grande porque estava inserida em uma ampla ideação”. Entre os autores que aceitaram o desafio estão Diplomatas, Jornalistas, Artistas, Advogados, Professores, Médicos, Bibliotecários, Engenheiros, Empreendedores, Prefeitos, Agropecuaristas, Assistentes Sociais e profissionais de diversas áreas, que contam histórias de Londrina ou falam de sua relação com a cidade.
Michelle Bannwart, diretora da Engenho das Letras, ressalta que “esta é uma obra coletiva, que celebra a pluralidade e as contribuições de todos para os 90 anos da cidade. Conseguimos delinear esses contornos com a delicadeza que é própria da literatura”.
Quem são os cronistas:
Serviço:
Lançamento coletânea de crônicas Londrina e seus olhares
Editora Engenho das Letras – 370 páginas - PB
Dia 05/12, às 19h30
Vista Imobiliário, Av. Adhemar de Barros, 170
Preço: R$120,00 (ou R$90,00 na pré-venda)