Reitora da UEL na gestão 2014-2018, a professora Berenice Quinzani Jordão teve a trajetória marcada por grandes responsabilidades na administração da Universidade Estadual de Londrina, como o cargo de vice-reitora na gestão anterior, liderada pela professora Nádina Moreno. No mesmo período foi presidente do Conselho Diretor do Hospital Universitário da UEL e também de outros órgãos suplementares.
Reitora da UEL na gestão 2014-2018, a professora Berenice Quinzani Jordão recebe hoje (sexta, 29), da Câmara Municipal de Londrina (CML), o título de Cidadã Honorária do município. A honraria será concedida na atual sede do Poder Legislativo municipal, na rua Marselha, 183, Campus Anhanguera/Unopar, no Jardim Piza, em solenidade que aconteceu às 11h.
Uma das maiores honrarias concedidas pela Câmara Municipal de Londrina, o título de Cidadã Honorária foi proposto pela vereadora Professora Sônia Gimenez (PSB) por meio do Projeto de Lei nº 117/2024, aprovado no final de agosto pela Casa Legislativa. Após a aprovação, em votação secreta, o PL foi convertido na Lei Municipal nº 13.848, de 20 de setembro de 2024.
Trajetória
Empossada como reitora em abril de 2014, Berenice Jordão integrou a chapa UEL em 1º Lugar, ao lado do professor Ludoviko Carnasciali dos Santos (in memorian). Ela teve a trajetória marcada por grandes responsabilidades na administração da Universidade Estadual de Londrina, como o cargo de vice-reitora na gestão anterior, liderada pela professora Nádina Moreno. No mesmo período foi presidente do Conselho Diretor do Hospital Universitário da UEL e também de outros órgãos suplementares.
Nascida em Tupã (SP), a professora veio para Londrina em 1979, mesmo ano em que ingressou no Departamento de Biologia Geral. É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e doutora em Ciências pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha (1987), autora de dezenas de artigos científicos publicados em periódicos nacionais, internacionais, livros e capítulos de livros.
Na UEL, ocupou os cargos de Pró-Reitora de Pesquisas e Pós-Graduação, coordenadora do Programa de Pós-Graduação e Mestrado em Genética e Melhoramento, chefe e vice-chefe do Departamento de Biologia Geral.
A ex-reitora da UEL e Cidadã Honorária do município de Londrina também ocupou o cargo de presidente do Grupo Gestor do Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAEPE/UEL) entre 2005 e 2006, tendo sido representante das categorias docentes dos assistentes, adjuntos e associados no Conselho Universitário por diversos mandatos.
Conforme destaca a ex-professora do Departamento de Química da UEL e vereadora autora da proposta, Sonia Gimenez, Berenice Jordão tem proposto ações que elevam tanto o nome da UEL como da cidade de Londrina no Brasil e no exterior desde a sua admissão na universidade, em 1979.
Via: O Perobal
Foto: Agência UEL