Nota de falecimento

Ex-aluna da UEL, Sandra Nishimura deixa legado de prática cotidiana por justiça social

  • Compartilhe:

Faleceu aos 58 anos na última quarta-feira (16) a ex-aluna da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Sandra Nishimura, vítima de um acidente automobilístico. Assistente Social formada em 1984, Sandra fez graduação, especialização e mestrado em Serviço Social na UEL. 

Lutadora incansável por uma sociedade mais justa, contribuiu decisivamente na elaboração e gestão de políticas sociais para Londrina, como servidora municipal e secretária de Assistência Social, e para o Brasil, no governo federal, em 2010. 

Foi secretária municipal de Assistência Social por duas vezes, em 1996 e 2009. Entre 2010 e 2011, ocupou o cargo de chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Assistência Social do então Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Nishi, como era conhecida pelos colegas, ajudou a implantar a Secretaria Municipal de Assistência Social de Londrina. Atuou na efetivação do Sistema Único de Assistência Social, no âmbito municipal e federal.

Além disso, deixou sua marca nos programas municipais de Transferência de Renda e de Economia Solidária, além de outros projetos da Secretaria Municipal de Assistência Social. Integrou a Rede Nacional de Economia Solidária. 

Destacou-se ainda no fortalecimento e defesa de sua categoria profissional, desempenhando funções junto à Associação Profissional de Assistentes Sociais (APAS) e ao Conselho Regional de Serviço Social. Foi cofundadora e representante do Fórum Municipal de Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de Londrina. 

Nos últimos meses, já aposentada, Sandra chefiava o de gabinete da vereadora Lenir de Assis. 

Uniu, assim, uma rica trajetória profissional à luta cidadã por um mundo mais igualitário. Seu companheirismo ficará na memória daqueles que tiveram a felicidade de conviver lado a lado.

Sandra foi exímia na dedicação à sua família e amigos. E sempre acrescentando atividades coletivas e comunitárias em defesa da vida da população. 

A Alumni UEL expressa sua consternação pela partida precoce de Sandra. Mas celebra, também, sua existência dedicada a tornar Londrina e o Brasil menos desiguais. 

Sandra Nishimura, presente!