A parceria com o programa de rádio apresentado pelo comunicador e atual secretário de Cultura de Londrina e transmitido aos sábados, às 9h30, pela Rádio Paiquerê 91.7 FM – celebrará o aniversário da instituição com 12 programas mensais de entrevistas com membros da comunidade sobre assuntos diversos relacionados à história e importância da UEL.
O Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) lança o evento de extensão “UEL 55 anos: conversas com a comunidade no podcast do Marcão Kareca”. A parceria com o programa de rádio apresentado pelo comunicador e atual secretário de Cultura de Londrina e transmitido aos sábados, às 9h30, pela Rádio Paiquerê 91.7 FM – celebrará o aniversário da instituição com 12 programas mensais de entrevistas com membros da comunidade sobre assuntos diversos relacionados à história e importância da UEL.
O primeiro episódio foi lançado em maio, com o tema “A fundação da UEL: das faculdades isoladas à universidade”. Os convidados foram o docente do Departamento de História Wander de Lara Proença, o diretor do NDPH, José Miguel Arias Neto, e o professor aposentado do curso de Medicina José Luís da Silveira Baldy.
O segundo da série será transmitido na manhã deste sábado (14) pela Paiquerê. Intitulado “A UEL no contexto da redemocratização”, o programa contará com a presença de Proença, do ex-reitor João Carlos Thomson e do matemático, engenheiro e professor da UEL Nelson Fujita.
No próximo mês, a edição terá a participação de Patrícia Braga e Maria Fernanda Coelho, sócias da produtora Palipalan Arte e Cultura. O tema será o Projeto Experimental de Teatro Universitário (Proteu), fundado por Nitis Jacon e motor do fomento à produção teatral de Londrina entre as décadas de 70 e 90. Todos os episódios da série serão transmitidos pela Paiquerê e ficarão disponíveis no canal do podcast no YouTube.
O evento extensionista será o segundo organizado pelo Núcleo a ser promovido em parceria com a Paiquerê e o podcast. O primeiro, “Conversas de Rádio: Professores da UEL e comunidade debatem os 90 anos de Londrina”, foi uma série de sete programas mensais, lançados entre outubro de 2024 e março de 2025 e dedicados à comemoração do aniversário da cidade. Exibidos aos sábados pela emissora, os debates abordaram a diversidade religiosa, a presença indígena e negra, entre outros tópicos ligados à identidade e história de Londrina. Os episódios do primeiro evento também estão disponíveis no canal.
Via: O Perobal
Foto: Pixabay