Livro do projeto Safety reúne entrevistas publicadas no boletim informativo mantido pelo projeto durante a pandemia de Covid19. O projeto Safety nasceu para investigar o comportamento do novo vírus e para orientar a população sobre a prevenção e cuidados necessários para enfrentar os problemas decorrentes da doença.
A pandemia de Corona vírus matou mais de 700 mil brasileiros e mudou completamente a vida de milhões pelo mundo todo. Em Londrina, enquanto a pandemia acontecia, um projeto da Universidade Estadual de Londrina (UEL), resolveu estudar esse fenômeno global.
O projeto Safety nasceu para investigar o comportamento do novo vírus e para orientar a população sobre a prevenção e cuidados necessários para enfrentar os problemas decorrentes da doença.
Entre as diversas atividades do projeto Safety, uma que ganhou destaque foi o boletim informativo, que trazia conteúdos específicos sobre o vírus, os avanços nas pesquisas científicas e outros conteúdos relevantes no enfrentamento à doença. Dentre os quadros do boletim estava a coluna Entrevistas Safety.
A coluna era publicada frequentemente pelo boletim e reúne entrevistas no formato ping-pong com diversas autoridades públicas e científicas do Brasil, sempre tendo como pano de fundo a pandemia de Covid-19.
Sob o título Entrevistas Safety: construindo memórias no olho do furacão, a obra é um registro da pandemia sob diversas perspectivas. “O material foi concebido principalmente entre os anos de 2021 e 2022 e os temas retratam esse momento marcante da nossa história”, explica o jornalista Vinícius Fonseca, que junto com a professora Doutora, Marselle Nobre de Carvalho, assina a autoria do livro.
O lançamento oficial do livro será realizado no próximo dia 22 (terça-feira), no Sesc Cadeião em Londrina, em versão impressa. Uma versão on-line já está disponível no site da editora Rede Unida. O material poderá ser adquirido gratuitamente tanto na versão on-line, quanto na noite de lançamento, pois conta com recursos do Capes e será distribuído gratuitamente.
Ainda de acordo com Fonseca, o evento, mais que celebrar o lançamento do livro é a oportunidade de reunir pessoas, algo inviabilizado pela própria pandemia, além de registrar para sempre um momento marcante da história da humanidade. “Por tudo o que a pandemia representou, ter um livro produzido durante ela e reunindo o olhar de tantas autoridades no assunto e pessoas que participaram de processos decisórios importantes durante o problema, é como construir uma memória coletiva”, diz.
Serviço: Lançamento do Livro Entrevistas Safety: construindo memórias no olho do furação.
Onde: Sesc Cadeião
Quando: 22/07 (terça-feira)
Horário: A partir das 19h
Link para versão on-line do livro: https://editora.redeunida.org.br/project/entrevistas-safety-construindo-memorias-no-olho-do-furacao/