Coletivo Black Divas premia mulheres negras com trajetórias inspiradoras na 5a edição do Prêmio Tereza de Benguela

Premiação vai homenagear 30 mulheres com histórias de resistência ao racismo, marcadas pela força e pelo senso de coletividade; será sexta-feira (25), Dia Nacional de Tereza de Benguela e Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. Nas fotos, algumas das homenageadas da edição 2024 do evento.

  • Compartilhe:

O Instituto Coletivo Black Divas promove amanhã (sexta, 25) , a 5a  edição do Prêmio Tereza de Benguela, criado para reconhecer e homenagear mulheres negras e suas contribuições para a sociedade londrinense. Serão 30 homenageadas nesta edição, que acontece no Dia Nacional de Tereza de Benguela e Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, a partir das 18h30, no Cine Teatro Vila Rica (Rua Piauí, 211).

Dentre as presenças confirmadas estão a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, do Idoso e da Assistência Social, Marisol Chiesa; a presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Vera Antunes; a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), Sueli Galhardi; e a Dra. Marselle Nobre de Carvalho, docente do Centro de Ciências da Saúde e do Departamento de Saúde Coletiva da UEL.

“O Prêmio Tereza de Benguela tem a missão de dar visibilidade a trajetórias de mulheres negras inspiradoras. Já foram quatro edições, mais de 120 mulheres homenageadas, aplaudidas por suas lutas e vitórias. O evento também é uma oportunidade de reconhecer pessoas aliadas na luta antirracista, que são muitas”, destaca Sandra Mara Aguilera, coordenadora do Coletivo Black Divas.

Os nomes das homenageadas da noite só serão revelados durante o evento, porém, todas compartilham de histórias de resistência ao racismo, marcadas pela força, pela coletividade e pelo desejo de transformação. O Prêmio Tereza de Benguela reconhece atuações em diversas áreas, como educação e pesquisa; cultura e artes; ativismo e liderança; saúde e direito. 

Histórico

O 1° Prêmio Tereza de Benguela aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Londrina, no dia 25 de julho de 2019, com a presença de integrantes do Coletivo Black Divas, falas e apresentações artísticas. Na época, a proposição foi do vereador Guilherme Belinati.

Em decorrência da pandemia, o prêmio não aconteceu nos anos de 2020 e 2021, voltando em 2022, com a premiação de 25 mulheres no dia 30 de julho.

Em 2023, o prêmio voltou a acontecer na Câmara de Vereadores, já contando com a presença de autoridades de estado como a secretária Leandre Dal Ponte.

 

Serviço: 5° Prêmio Tereza de Benguela

Dia: 25 de julho (sexta-feira)

Local: Cine Teatro Vila Rica (Rua Piauí, 211 - Centro)

Horário: 18h30

Promoção: Instituto Coletivo Black Divas. 

Foto: Yellow Studio/Divulgação