Pesquisadores da UEL estão na lista de melhores cientistas do mundo

Ranking também tem acadêmicos da UEM e UEPG; eles foram avaliados pela produção científica e o impacto dos artigos acadêmicos 

  • Compartilhe:

Redação Alumni UEL com AEN e Tem Londrina 

Foto em destaque: Agência UEL

A plataforma internacional de pesquisa acadêmica Research.com classificou entre os melhores cientistas do mundo 15 professores ligados às universidades estaduais de Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e Londrina (UEL). Os pesquisadores foram avaliados pela produção científica e o impacto dos artigos acadêmicos publicados, catalogados no Google Acadêmico e no Painel Acadêmico da Microsoft.

As posições no ranking se baseiam no Índice H, uma métrica internacional de produtividade científica, além da quantidade de publicações e citações de cada pesquisador. Os profissionais das instituições estaduais paranaenses (11 da UEM, três da UEL e um da UEPG) se destacaram em seis das 17 categorias avaliadas: Biologia e Bioquímica; Ciência de Materiais; Ecologia e Evolução; Microbiologia; Química; e Zootecnia e Veterinária.

Na UEL estão professores Amauri Alcindo Alfieri, de Zootecnia e Veterinária, com 126 publicações e 2.589 citações; Alice Fernandes Alfieri, também de Zootecnia e Veterinária, com 86 publicações e 1.858 citações e César Ricardo Teixeira, de Química, com 285 publicações e 7.323 citações

"Essa é mais uma demonstração da potência do ensino superior público, gratuito e de qualidade", avaliou Gilberto Martin, conselheiro geral da Alumni UEL.

"Embora estejamos falando de um ranking acadêmico, os resultados são perceptíveis para muito além dos muros da UEL. Reafirmamos a importância de que as universidades não sejam meras fábricas de diplomas, mas sim um centro de produção científica", pontuou Martin. 

Estaduais do Paraná em destaque 

O portal Research.com classifica ainda as melhores universidades do mundo com base na reputação dos cientistas avaliados nas 17 categorias. Nesse cenário, o desempenho dos pesquisadores da UEM, UEL e UEPG, nas seis áreas de destaque, refletiram diretamente nos resultados institucionais. Na prática, o ranking busca capitalizar o fator humano como ativo valioso para as instituições de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica.

Além dos pesquisadores das instituições estaduais de ensino superior paranaenses, quatro pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e três da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) estão presentes no ranking.