Organizado por Fábio Luporini, a obra realizada em parceria com a editora Engenho das Letras, reunirá crônicas e contos de diversos autores convidados. O lançamento está previsto para dezembro, no Cine Teatro Ouro Verde. Empresários que quiserem, poderão contribuir com cotas de patrocínio para a edição.
Em 55 anos de História, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) não apenas formou muitos profissionais, mas, também, foi a casa de inúmeros professores e servidores. Alguns dos ex-alunos estão espalhados pelo mundo, desenvolvendo trabalhos em empresas e instituições de referência, carregando o nome da universidade e da cidade. Para homenagear a instituição, o jornalista Fábio Luporini, em parceria com a editora Engenho das Letras, organizará um livro para reunir crônicas e contos de diversos autores convidados. O lançamento está previsto para dezembro, no Cine Teatro Ouro Verde. Empresários que quiserem, poderão contribuir com cotas de patrocínio para a obra.
“Milhares e milhares de pessoas estão conectadas à UEL que, em mais de cinco décadas, teve participação e atuação fundamental na vida de muitas pessoas. Não apenas de estudantes e professores, mas da sociedade como um todo. Por isso, é sempre insuficiente qualquer homenagem que se faça à universidade”, afirma o jornalista Fábio Luporini. De acordo com ele, as pessoas convidadas para escreverem crônicas e contos sobre a UEL foram escolhidas a partir da sugestão de diversas pessoas envolvidas no projeto, levando em conta a atuação pessoal além da importância profissional, contemplando diversos setores da universidade. “Não foi uma escolha fácil.”
Entre os convidados, por exemplo, está o primeiro reitor da universidade, Ascêncio Garcia Lopes, além do engenheiro Carlos Sérgio Bopp, que ajudou a escolher o terreno onde foi instalada a universidade. Entretanto, também foram convidados diferentes políticos, artistas, professores, servidores, entre outros inúmeros profissionais formados pela universidade. “Gostaríamos de convidar tantas outras mais, mas infelizmente o espaço é limitado. A universidade tem milhares de facetas e de histórias pessoais com as quais se entrelaça. O livro será um mosaico dessa diversidade”, ressalta.
Empresas também foram convidadas a contribuírem com o projeto, como patrocinadoras. “Escolhemos os empresários por questões de afinidade com a UEL, por sabermos que são pessoas que têm gratidão à universidade pelo tanto que a instituição ajudou e ajuda o mercado de trabalho, formando profissionais e desenvolvendo pesquisas”, afirma Fábio Luporini. O jornalista ressalta que as cotas estão abertas para empresas que desejarem contribuir. “O que pudermos fazer para retribuir à UEL o quanto ela nos deu, assim o faremos”, diz o jornalista.
Fábio Luporini é formado pela UEL em Ciências Sociais, na turma de 2004 a 2007. A graduação de jornalismo foi feita ao mesmo tempo na Unopar. Desde que se formou, o jornalista também foi professor de Sociologia e Filosofia. Entre 2017 e 2020, quando o surto da epidemia do coronavírus foi identificado, ele esteve à frente do programa Dica Filosófica, sendo colaborador da Rádio UEL FM. Como escritor, entre tantos livros, é autor de Enfermagem UEL: 50 anos de muita história para contar”.