Administração da UEL presta contas de obras estruturantes do Campus para vereadores

O relatório foi apresentado pelo prefeito do Campus, Luís Cláudio Buzeti, acompanhado da reitora Marta Favaro que salientou que é muito importante unir forças com o Poder Legislativo, na busca de soluções que beneficiem a comunidade de Londrina e região. Como exemplo ela citou a iniciativa da Universidade, que procurou a Prefeitura, governo estadual e a concessionária CCR para viabilizar a construção de uma alça de acesso na PR-445, em frente ao Campus Universitário.

  • Compartilhe:

A Administração da UEL apresentou na última quinta-feira (11), na Câmara de
Vereadores de Londrina, um relatório de obras e ações desenvolvidas nos últimos três anos no Campus Universitário, denominadas ações estruturantes, que sanaram problemas graves na infraestrutura de edificações, rede hidráulica e elétrica. O relatório foi apresentado pelo prefeito do Campus, Luís Cláudio Buzeti, acompanhado da reitora Marta Favaro. O convite partiu do vereador Antônio Amaral. O vice-reitor da UEL, Airton Petris, também participou da sessão.

A reitora agradeceu a oportunidade e salientou que é muito importante unir forças com o Poder Legislativo, na busca de soluções que beneficiem a comunidade de Londrina e região. Como exemplo ela citou a iniciativa da Universidade, que procurou a Prefeitura, governo estadual e a concessionária CCR para viabilizar a construção de uma alça de acesso na PR-445, em frente ao Campus Universitário.

O objetivo é criar acesso ao Campus e melhorar as condições do tráfego naquela área, reconhecida como problemática em virtude de constantes congestionamentos. A solicitação também já foi repassada ao DER e à Polícia Rodoviária Estadual. “A UEL é parte de Londrina e está presente em diferentes projetos. Juntando as mãos podemos fazer a diferença em prol da população”, ressaltou a reitora.

Em seu pronunciamento, Luiz Cláudio explicou que um diagnóstico realizado no início da gestão, em 2022, demonstrou a necessidade de melhorias no abastecimento de água, na rede de energia elétrica e na cobertura de edificações – salas de aula, laboratórios e demais estruturas. As vias internas do Campus também estavam com a pavimentação deteriorada, assim como era necessário providências e investimentos para melhorar a jardinagem e a frota de veículos de trabalho.

De acordo com o prefeito, o Campus tem uma área total de 235 hectares, incluindo a Fazenda Escola, e 250 mil metros quadrados de edificações. O investimento nas chamadas obras estruturantes teve o objetivo de reduzir os custos de manutenção da infraestrutura utilizada diariamente por estudantes, professores e agentes.

Ele demonstrou algumas das obras realizadas nestes últimos três anos, como a troca do ramal principal de abastecimento de água potável, instalação de transformadores de energia e a troca de cobertura de prédios que apresentavam problemas. Também foi definida uma rigorosa agenda deinspeção, limpeza e manutenção de calhas e rufos.

Outra obra considerada fundamental foi a instalação de um moderno sistema de segurança em toda a área do Campus, com instalação de câmeras de vigilância. Paralelamente, a Universidade realizou obras de acessibilidade e um plano de pavimentação asfáltica, que mudou as condições do tráfego interno de veículos. Ainda de acordo com Luís Cláudio, nesse período a Prefeitura do Campus adquiriu veículos de trabalho como tratores, equipamentos para jardinagem e para manutenção elétrica, que resultou em maior eficiência nas ações do dia a dia.

Outra iniciativa destacada foi a instalação de gradil na principal entrada da Universidade, que faz divisa com a Avenida Constantino Pialarissi, que está sendo duplicada. As obras da Avenida estão em fase final e contemplam uma extensão de aproximadamente 2,8 quilômetros, das proximidades da reitoria da UEL até a região dos condomínios.

 Via: O Perobal

Foto: Fernando Cremonez – CML