Em discurso, nova reitora fala em educação como ato político

A reitora da UEL, professora Marta Favaro, e o vice-reitor, professor Airton Petris, tomaram posse oficialmente na quinta-feira (9), durante solenidade de transmissão de cargo no Cine Teatro Ouro Verde.

 

  • Compartilhe:

Ainda ecoa na comunidade o discurso da reitora da UEL, professora Marta Favaro durante solenidade de transmissão de cargo na noite da última quinta-feira (09), no Cine Teatro Ouro Verde. Em seu discurso, a nova reitora ressaltou a importância do trabalho em prol da coletividade, assumindo publicamente o compromisso de transformar essa perspectiva uma marca da sua gestão. ”Assumo também o compromisso de fazer o melhor que conseguir para que a nossa UEL se fortaleça nas atividades que a constituem, que ela seja dia a dia mais reconhecida e valorizada”, disse logo no início da sua fala. 

Pedagoga, Marta Favaro defende a educação como ato político, de mudança e transformação. “As instituições de ensino têm a responsabilidade de fazer bem-feito esse papel (...) Por isso lutamos pela qualidade e reconhecimento do nosso ensino, da pesquisa, da extensão, da inovação e do serviço a comunidade”, disse. Para ela, assumir a administração da Universidade, junto com o Professor Airton Petris e equipe de trabalho, é o seu maior desafio profissional. “A UEL representa Mobilização, Conhecimento, Cultura, Ensino, Extensão e Pesquisa que forma profissionais competentes e preparados para o mundo do trabalho. Representa Inovação e Serviço à Comunidade. Essa é a UEL que se constrói a cada dia e aquela que espero fortalecida para as décadas que seguem”, afirmou. 

A cerimonia de posse contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, reitores de Universidades públicas paranaenses, membros dos Conselhos Superiores da UEL, convidados e a comunidade universitária. Os novos gestores receberam simbolicamente os cargos dos professores Sérgio Carvalho e Décio Sabattini Barbosa para um mandato de quatro anos. A transmissão de cargo foi presenciada pelos reitores de outras cinco instituições que formam o sistema público de Ensino Superior do Paraná – UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro e UENP. Confira na íntegra o discurso de posse da nova reitora, a professora Marta Favaro.  

“Estar aqui, agora, nesta solenidade de posse, é, sem dúvida, um momento de grande emoção, expectativa e esperança. Quem já me conhecia e trabalhou comigo, sabe que defendo o trabalho coletivo, trabalhar junto por objetivos construídos também coletivamente. Assim, neste momento, assumo, juntamente com o professor Airton, o compromisso de transformar essa perspectiva como marca da nossa gestão. Assumo também o compromisso de fazer o melhor que conseguir para que a nossa UEL se fortaleça nas atividades que a constituem, que ela seja dia a dia mais reconhecida e valorizada. 

Como Pedagoga, até por dever de ofício, acredito que a Educação transforma as pessoas, por meio da apropriação dos conhecimentos da ciência, da filosofia, das artes, da Cultura... Uma das falas mais repetidas de Paulo Freire, tem sido uma inspiração constante “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.  Assim entendido, a Educação passa a ser um ato político, de mudança e transformação! E as instituições de ensino tem a responsabilidade de fazer bem-feito esse papel, da Educação básica à Superior. Por isso lutamos pela qualidade e reconhecimento do nosso ensino, da pesquisa, da extensão, da inovação e do serviço a comunidade.

Em cada passo desse caminho, que se faz ao caminhar o desejo de SER UEL foi se tornando realidade, foi se concretizando no sentimento de pertencimento a esta instituição. Também nesse percurso entendi a complexidade de sermos sempre aprendentes junto com a constatação de que aprendemos e muito, com nossos pares e com nossos ímpares, o que permite uma certa tranquilidade no enfrentamento dos desafios.

Este sentimento alcançou potência máxima neste momento em que junto com o prof. Airton Petris e nossa equipe de trabalho, assumiremos a Administração da Universidade Estadual de Londrina. Carregando essa história percebo este como meu maior desafio profissional, desafio que estou assumindo com muito respeito, empatia, compromisso e responsabilidade!

A UEL sempre representou para mim força, potência que mobiliza vidas, histórias, que permite “esperançar” nos termos de FREIRE “Esperançar é se levantar, (...) é ir atrás, (...) é construir, (...) é não desistir! (....) é levar adiante, (....) é juntar-se com outros para fazer de outro modo” (FREIRE, 1992). 

É esse “juntar-se com outros para fazer de outro modo”, que queremos como forma de trabalho. 

A UEL representa Mobilização, Conhecimento, Cultura, Ensino, Extensão e Pesquisa que forma profissionais competentes e preparados para o mundo do trabalho. Representa Inovação e Serviço à Comunidade. Essa é a UEL que se constrói a cada dia e aquela que espero fortalecida para as décadas que seguem! 

A Universidade deve EXISTIR e SER para TODOS que nela desejem estar. Estamos assumindo um compromisso de defesa da UEL Pública, Gratuita, Laica, Inclusiva e Diversa. Fomos pioneiros na implantação de Cotas, e nos mantemos defensores das ações afirmativas; considerar a relevância de ser uma universidade inclusiva, implica que seja acessível à todas as classes, que fomente a discussão sobre a igualdade de gênero, as políticas de permanência, o combate ao racismo e a todas as desigualdades.

Ao defender nossos valores e nossa história defendemos, também, nossa missão e nosso futuro, confirmando nosso compromisso com nossa responsabilidade de tornar nossa sociedade mais justa para todos e todas.

Respondemos com luta, dor e superação ao desafio de nos mantermos ativos e de nos reinventarmos por conta das restrições ocasionadas pela pandemia, entre outros fatores. 

A UEL, tem respondido sempre de forma ativa aos desafios que lhe são apresentados, esta resposta se dá pelo trabalho de cada integrante da comunidade, Estudantes, Docentes, Agentes Universitários e Colaboradores Externos, além de toda uma sociedade londrinense e paranaense. Sociedade que nos apoia em nossas lutas por compreender nossa importância científica, social e econômica. Os diferentes canais de interação entre a UEL, a sociedade civil organizada, nossos representantes políticos e cada indivíduo ajudam a tecer uma rede social que confirma nossa relação com Sociedade. 

No Serviço à Comunidade, a ação gigante dos nossos Órgãos Suplementares, que são 14, foi valorosa e fez a diferença na vida de milhares de pessoas. Como exemplo podemos citar nosso Hospital Universitário que, no contexto da pandemia, mais que nunca se fez forte e cresceu para atender a Londrina e região no cuidado pela vida. Cada um dos demais, no âmbito das suas atribuições, tem representado o compromisso da UEL com a comunidade, prestando serviço de qualidade, que a comunidade não teria acesso se não fôssemos nós, UEL. a COU Clínica Odontológica Universitária, o HV Hospital Veterinário, a Clínica Psicológica, a Bebê Clínica, o Escritório de aplicação de Assuntos Jurídicos, o Colégio de Aplicação, a Casa de Cultura, o Museu Histórico Padre Carlos Weiss, o Museu de Ciência e Tecnologia, a Farmácia Universitária / Laboratório de Medicamentos. a TV UEL, Rádio UEL e a Fazenda Escola.

Nos reinventamos também, nos nossos órgãos de apoio que são 6: O Sistema de Bibliotecas, nossa Editora, o Serviço de Bem Estar à Comunidade, que não cessou seu trabalho em momento algum, nosso Sistema de Arquivo da UEL, nossa Agência de Inovação Tecnológica e o Laboratório de Tecnologia Educacional / Núcleo de Educação à Distância.

Nosso universo é grande, somos 17.860 estudantes de graduação e pós-graduação, 1.671 docentes, 1.159 agentes universitários no campus e 1.380 no Hospital Universitário espalhados nos diferentes setores, porém unidos em nossa Missão. 

Oferecemos 53 cursos de graduação, sendo 1 EAD; 183 cursos de pós-graduação (lato e strictu sensu).

Temos, também, um total de 1.893 projetos e programas em andamento, de Ensino, Extensão e Pesquisa, além das relevantes atividades da inovação, tivemos 29 patentes depositadas pela nossa AINTEC em 2021, estando entre as 20 instituições do país que mais realizam depósitos de patentes.

Somos A primeira Universidade do Brasil em promoção da igualdade de gênero, A décima oitava do país em promoção dos ODS.  A Primeira no Paraná a implantar a política de inovação. 

Contabilizamos mais de 80 mil formados nos cinquenta anos de história. 

Este é o nosso ambiente, nele e a partir dele defendemos um projeto construído pelo trabalho coletivo e plural, com a soma dos saberes e das experiências, para superação das dificuldades e o fortalecimento da Universidade, com a responsabilização crescente do Estado com o ensino público e gratuito. 

Nosso desafio coletivo é a consolidação da UEL para que esteja ainda mais a serviço da comunidade; com mais ensino, mais pesquisa e mais extensão, ainda mais integrados; com mais expressões da liberdade de pensamento e manifestações das artes e da cultura e, principalmente com diálogos abertos, honestos, compromissados e respeitosos. Temos um objetivo comum, mas somos diferentes, esta é nossa maior riqueza.

 Senhores e Senhoras Essa GIGANTE em Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Prestação de Serviço precisa de ajuda, precisamos de todas as mãos para nos mantermos fortes e servindo à comunidade Londrinense, do Paraná, do Brasil e aos vários países que atendemos pelos nossos convênios.

SEJAMOS todos MAIS UEL!!!”

Foto: Agência UEL