No ano em que completa 30 anos de existência, a Editora da Universidade Estadual de Londrina (Eduel) figura no cenário nacional como importante editora universitária. Em funcionamento desde 1995, a Eduel assumiu papel primordial na produção e divulgação do conhecimento, reforçando a disseminação de pesquisas e da informação. Hoje acumula mais de 900 títulos publicados entre livros impressos e e- books.
No ano em que completa 30 anos de existência, a Editora da Universidade Estadual de Londrina (Eduel) figura no cenário nacional como importante editora universitária. Em funcionamento desde 1995, a Eduel assumiu papel primordial na produção e divulgação do conhecimento, reforçando a disseminação de pesquisas e da informação. Hoje acumula mais de 900 títulos publicados entre livros impressos e e-books.
Ao longo de três décadas, a Eduel cresceu e se destacou nacionalmente no meio acadêmico por prezar pela qualidade editorial dos livros, pela relevância científica,
cultural, didática e literária das publicações. O diretor da Eduel, Gilmar Aparecido Altran, ressalta que o setor está aberto à divulgação do conhecimento acadêmico, resultado das atividades de ensino, pesquisa e extensão, da comunidade interna e de outras instituições de ensino.
Ele afirma ainda que a Eduel atua com foco na valorização do conhecimento produzido nos formatos livro impresso e eletrônico, mesmo diante do desafio das novas tecnologias, entre elas a Inteligência Artificial (IA). “Também se consolidou na publicação de títulos de autores externos, das mais variadas regiões do Brasil. Ações que inserem a Editora no mercado editorial brasileiro de maneira relevante”, completa.
“A ideia é estar presente com os títulos da Eduel nas bibliotecas e livrarias, no e-commerce, nas escolas, enquanto facilitadora na divulgação do saber. Por isso, a Editora está inserida no mercado editorial como editora universitária de excelência e reconhecida nacionalmente”, avalia o diretor.
Desafio
Ao longo dos 30 anos, estiveram à frente da Editora professores e servidores da UEL, totalizando sete diretores nomeados pelos reitores em exercício. O primeiro diretor foi o filósofo e professor Leonardo Prota (1930-2016), que pertenceu ao Departamento de Filosofia da Universidade. Italiano naturalizado brasileiro, chegou ao Brasil aos 33 anos. Na UEL, Prota se rendeu ao desafio de implantar e colocar em funcionamento a Editora, da qual foi diretor de 1995 a 2001. Ele faleceu em 2016.
Sob o comando de Prota, o primeiro livro foi publicado em 1996. É a obra “Errante no Campo da Razão” – autor: Jozimar Paes de Almeida, 160 páginas, que apresenta um estudo temático das relações da História com a Ecologia, vinculando a análise a determinado período e atividade produtiva.
Sem dúvida, a Eduel galgou espaço fundamental no setor editorial por meio da produção e editoração de livros técnicos, acadêmicos, literários e traduções. O resultado desse esforço é revelado pelos servidores Maria de Lourdes Monteiro,responsável pela Divisão de Editoração, e Osvaldo Freitas, encarregado do Setor de Distribuição e Vendas, ambos pioneiros que atuam na Eduel desde sua criação.
A servidora Maria de Lourdes lembra que no começo, a Eduel funcionou em uma sala cedida pelo Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH). Segundo ela, a Eduel deu início às atividades sem um espaço próprio, móveis e equipamentos adequados, durante quase seis meses. “Trabalhar na Eduel sempre foi muito bom. Tudo que sei hoje devo ao trabalho desenvolvido durante os anos. Eu cresci muito profissionalmente e agradeço à Instituição por ter chegado até aqui”, diz Maria de Lourdes. Sempre em contato direto com os autores, ela ainda destaca com orgulho o fato de todas as publicações terem passado pelas suas mãos devido ao trabalho de editoração do qual é responsável.
Prêmios
Entre as obras lançadas com a chancela Eduel, algumas são selecionadas e inscritas em premiações, iniciativa que rendeu conquistas significativas em prêmios reconhecidos no mercado editorial brasileiro. Entre eles os tradicionais Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) – o mais importante prêmio literário do Brasil e o Prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU).
Em 2011, o livro Noites Áticas, de Aulo Gélio, tradução de José Rodrigues Seabra, conquistou o 3º lugar do Prêmio Jabuti, na categoria tradução. Outro destaque foi o Prêmio Jabuti de 2014, com o livro Mito e filme publicitário: estruturas de significação, de Hertz W. de Camargo (finalista). Em 2020 foi conquistado o Prêmio Mário de Andrade, na categoria Ensaio Literário, com o livro Kafka e Schopenhauer: zonas de vizinhança, de Maurício Arruda Mendonça.
Quem somos
A Eduel é um órgão de apoio da Universidade Estadual de Londrina, criado por meio da Resolução 2.746/94. É filiada à Câmara Brasileira do Livro (CBL), Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) e Associação das Editoras Universitárias (ABEU).
São publicados livros em seis diferentes linhas editorais: Arquivo e Memória, Diálogos Pedagógicos, EaD, Expressão Artística, Infantojuvenil e Livros Acadêmicos. Com destaque para os livros infantis que somam mais de 40 títulos publicados. Os livros impressos e e-books são comercializados no site (www.eduel.com.br) e plataformas parceiras, hospedadas na Olist. Outra opção de compra para livros impressos é a Livraria Eduel localizada no Campus Universitário. A Livraria Eduel funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Lançamento Coletivo e Homenagens
Para marcar o aniversário de 30 anos, no próximo dia 11 de novembro serão realizados Lançamento Coletivo de Livros e Sessão de Homenagens. Os eventos reunirão ex-servidores e ex-diretores, autores e convidados e acontecerão no Anfiteatro do Cesa, das 14h às 18h (Lançamento Coletivo de Livros) e às 17h (Sessão de Homenagens). As solenidades são abertas ao público.
Serviço
Para os interessados em publicar com a Eduel, no site, em Publique Conosco, localizado no rodapé da página, estão disponíveis as diretrizes e normas para entrega de originais. O documento detalha as linhas editoriais, as diretrizes de publicação e a política editorial.
Para mais informações entre em contato pelo e-mail.
Via: O Perobal