Entrevista com Laurentino Gomes na CBN

Convidado da Alumni UEL para a palestra "A Escravidão e a Semente do Racismo no Brasil" dia 04 de julho, Laurentino Gomes participou do Estúdio CBN e afirmou que o Brasil vive um projeto de autoengano.

  • Compartilhe:

Laurentino Gomes é o grande convidado da Alumni UEL – Associação dos Ex-alunos da Universidade Estadual de Londrina para uma palestra on-line no dia 4 de julho (segunda-feira), às 19h.  A trilogia Escravidão servirá de pano de fundo para a palestra “A Escravidão e a Semente do Racismo no Brasil” que Gomes realizará a convite da Alumni UEL.

 

O evento é on-line e gratuito, transmitido pelo canal Youtube da Alumni UEL (https://www.youtube.com/c/AlumniUEL) e também pela fanpage da Associação (https://www.facebook.com/alumniuel2017) no Facebook, a partir das 19h e antecipa a série de eventos e debates "Alumni UEL contra o racismo e preconceito". Essa é uma das frentes de ação da Associação: promover debates acerca do papel da Universidade e sua contribuição para o desenvolvimento científico, social e humano. A Alumni UEL conta com o apoio cultural da UNIPRIME Cooperativa de Crédito.

Em entrevista ao Estúdio CBN, o jornalista e escritor Laurentino Gomes fala sobre o último livro de sua trilogia sobre a escravatura brasileira, "Escravidão: Da Independência do Brasil à Lei Áurea". Na conversa, o autor faz paralelos da condição da população negra da época, retratada nos volumes, com a atual, que ainda sofre com profundo racismo. Esta realidade desigual, afirma Laurentino, atrasa o avanço do país em todas as frentes. "O Brasil é muito preconceituoso e recusa oportunidades, com um projeto de autoengano", conta. "Ter consciência a respeito de quem somos é fundamental para mudar o quadro".

 

Foto: Thiago Barbosa/CBN