Ex-alunos da UEL concorrem ao Prêmio Jabuti

A Eduel comemora cinco obras aprovadas para concorrerem em três categorias do mais prestigiado e conhecido prêmio literário do país.  Os autores dos livros são, quase todos, ex-alunos da UEL.

  • Compartilhe:

Tem muita UEL entre os candidatos ao Prêmio Jabuti em 2022. A Editora da UEL, a Eduel, teve cinco obras aprovadas para concorrerem em três categorias do mais prestigiado e conhecido prêmio literário do país, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). As obras da Eduel concorrem nas categorias de Ilustração, Tradução e Ciências Humanas e por enquanto, estamos apenas na torcida já que a data de divulgação dos vencedores do 64º Prêmio Jabuti ainda será divulgada pela CBL. Nós da Alumni UEL temos um motivo a mais para festejar a boa notícia: os autores dos livros que vão concorrer ao Prêmio Jabuti 2022 são, quase todos, ex-alunos da Universidade Estadual de Londrina. 

Eva Cristina Francisco, autora da obra “Nos bastidores do Cinema: a trajetória do papel às telas no filme Primo Basílio” fez doutorado e pós-doc em Estudos da Linguagem na UEL, em 2018. Lucas de Almeida Pinheiro, autor de “Bob Wilson: por trás do olhar de um surdo e da voz-pensamento de um autista” é formado em Artes Cênicas e  Antonio Lemes Guerra Junior  que escreveu “Publicidade Marginal: funcionamento e efetividade argumentativa”, tem todo o seu percurso acadêmico feito no UEL e hoje é Doutor em Estudos da Linguagem depois de ter concluído o mestrado em Estudos da Linguagem e ter se graduado em em Letras Anglo-Portuguesas. As três obras concorrem ao Prêmio Jabuti na categoria de Ciências Humanas. 

 O livro “Por hora, cadeira de rodas”, dos autores Lorenzo Cruz Coneglian & André Luis Onório Coneglian concorre na categoria Ilustração e a obra “Do Ser ao Viver”, do escritor François Jullien e com a tradução de Maria Luiza Berwanger da Silva concorre na categoria Tradução. A competição é formada por quatro eixos: Literatura, Não-Ficção, Produção Editorial e Inovação. Cada uma delas é composta por diversas categorias. O autor premiado deve receber o valor bruto de R$100 mil e o Troféu Jabuti especial. Além do prêmio para o escritor, a editora da obra também recebe uma estatueta. Criado em 1958, o Prêmio Jabuti é o mais prestigiado e conhecido prêmio literário do país. Segundo a organização, o objetivo é valorizar escritores e demais profissionais envolvidos na criação.

Para o diretor da Eduel, Gilmar Aparecido Altran, a presença constante da editora em um prêmio referente na área literária ajuda a projetá-la no cenário nacional, especialmente entre as universidades. “As obras selecionadas são o retrato do nosso potencial editorial e demonstram o trabalho cuidadoso que é desenvolvido pela equipe durante todo o processo de editoração e publicação dos livros”, diz. A Eduel não é novata quando o assunto são prêmios de destaque no cenário nacional. A mais recente conquista foi em 2021, quando o livro “Kafka e Schopenhauer – Zonas de Vizinhança” (2020, 226 p.), de Maurício Arruda Mendonça que  conquistou o 1º lugar do Prêmio Mário de Andrade, da Biblioteca Nacional, na categoria Ensaio Literário.

Em 2011, a Editora conquistou o 3º lugar do Prêmio Jabuti, na categoria Tradução, com o livro “Noites Áticas”, de autoria de Aulo Gélio, tradução de José Rodrigues Seabra Filho. Em anos anteriores – 2004, 2007, 2010 e 2011 -, livros da Editora foram finalistas em várias categorias das edições do Prêmio Jabuti, entre elas as categorias Capa, Critica/Teoria Literária, Educação e Comunicação.

 Criada em 1995, a Eduel é uma editora universitária filiada à Associação
Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), Associação Brasileira de Direitos
Reprográficos (ABDR) e Câmara Brasileira do Livro (CBL). Para saber mais sobre a Editoria da UEL, escreva para eduel@uel.br ou entre em contato pelo telefone (43) 3371 4674. A Eduel também está nas redes sociais, no Facebook e Instagram

Via: RIC Mais

Fotos: Site da EDUEL, Agência UEL e Prêmio Jabuti