Professora de Londrina formada na UEL é selecionada para capacitação em Portugal

Bruna Yamashita, da Rede Municipal de Educação de Londrina, está entre 100 docentes de todo o Brasil que irão estudar Ciência Cognitiva da Leitura em Portugal

  • Compartilhe:

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina, Bruna Ester Yamashita, hoje na Rede Municipal de Educação, está entre os cem docentes de todo o Brasil que irão estudar Ciência Cognitiva da Leitura na cidade do Porto, em Portugal. Ela está entre os selecionados do “Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores - Alfabetização Baseada no Ciência” , organizado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em parceria com a Secretaria de Alfabetização do MEC (Ministério da Educação), no âmbito do programa “Tempo de Aprender”. 

Em entrevista à repórter Micaele Orikasa, da Folha de Londrina, Yamashita diz acreditar que o curso permitira abrir seu leque de conhecimento para “compartilhar e colocar em prática todos os sonhos que a gente tem para a escola, para as crianças. As expectativas são as melhores”. Bruna Yamashita foi a única selecionada em Londrina e uma das cinco representantes do Paraná.  O programa tem duração de seis semanas, entre novembro e dezembro deste ano, na cidade do Porto (Norte de Portugal). Lá, os selecionados irão se aprofundar em conteúdos relacionados à Ciência Cognitiva da Leitura e conhecer algumas escolas da região. O curso é promovido pela FPCEUP (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto) e IPP (Instituto Politécnico do Porto). 

Na matéria, Yamashita conta como foram as etapas de avaliação, que levaram em consideração o currículo, formação continuada na área de alfabetização, histórico profissional e a elaboração de dois projetos. O primeiro de implementação pedagógica para escolas e o segundo de formação continuada com professores. "A ideia é recriar as atividades do curso ABC (Alfabetização Baseada na Ciência), mas no contexto da escola, considerando os interesses das crianças e promovendo oficinas em momentos espalhados na rotina semanal do professor”, acrescenta ela, que é professora do 2º ano na Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães, na zona sul de Londrina. No final de outubro, os selecionados irão a Brasília para conhecer de perto o trabalho do MEC e de lá seguirão em um voo rumo a Portugal. Esta é a primeira experiência de estudo que Yamashita terá fora do País, em sua área de atuação. Leia a matéria completa aqui. 

São mais de 20 anos dedicados à Educação. Bruna Yamashita nasceu em Tamarana, na Região Metropolitana de Londrina e se formou em Pedagogia pela UEL, onde também concluiu o mestrado em Educação e hoje é doutoranda na mesma área. Em 2019, a professora desenvolveu um projeto de pesquisa que resultou no livro “Alfabeto de Plantas: de Alecrim a Zedoária”, pela Editora Verne.  

Foto: Arquivo pessoal