Feira das Profissões UEL deve atrair 20 mil estudantes secundaristas

O objetivo do evento é apresentar os 51 cursos de graduação presenciais aos futuros universitários e a Alumni UEL também vai participar, com membros da Associação dos Ex-Alunos na tenda instalada na frente da Biblioteca Central.

  • Compartilhe:

A décima edição da Feira das Profissões UEL deve receber, na próxima sexta-feira (02) cerca de 20 mil estudantes de 274 escolas do Ensino Médio do Paraná e do estado de São Paulo. O objetivo do evento é apresentar os 51 cursos de graduação presenciais aos futuros universitários e a Alumni UEL também vai participar, com membros da Associação dos Ex-Alunos na tenda instalada na frente da Biblioteca Central.

Por conta da pandemia, a Feira nao acontecia desde 2019. A edição 2022 bateu o recorde de inscritos, com exatamente 19.608 estudantes que confirmaram participação no evento que prevê apresentações, palestras e visitas a estandes. 

A Coordenação-Geral do evento reforça a importância do cumprimento de alguns procedimentos, como a realização do check-in eletrônico e o respeito ao roteiro inicial escolhido. Estas recomendações, que incluem a obrigatoriedade do uso de máscaras também nos espaços ao ar livre, visa garantir a segurança de todos os participantes. 

Para agilizar o cumprimento do roteiro de visitas, todas as escolas receberam os cartões de identificação que garantirão a realização do check-in eletrônico. Este procedimento deverá ser realizado ainda no estacionamento do Restaurante Universitário, local indicado para abrigar os veículos das escolas. A Coordenação-Geral da Feira também solicitou o apoio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).  

De acordo com a matéria publicada no O Perobal, após a realização do check-in, as turmas poderão iniciar a visita seguindo um dos cinco roteiros estabelecidos. O objetivo é evitar aglomerações nas dependências dos Centros de Estudos, especialmente nas primeiras horas da manhã, horário que costuma concentrar o maior número de visitantes. Após percorrerem os respectivos Centros, as escolas e os estudantes ficam livres para estabelecer o próprio roteiro, visitar os espaços que considerarem curiosos e se aprofundarem sobre o desenvolvimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Cinco cantinas espalhadas pelo Campus Universitário deverão garantir o abastecimento dos visitantes. 

Como ocorre tradicionalmente, a ampla maioria das visitas foi agendada por escolas localizadas no Paraná. Estas representam 90,44% dentre as 274 confirmadas até a tarde desta terça-feira. Já do estado de São Paulo, ao menos 18 municípios estarão representados por alunos e professores do Ensino Médio. Ao mesmo tempo, 75,09% das escolas que realizaram o agendamento são públicas e 24,91% particulares. 

Em 2019, última edição da Feira das Profissões da UEL realizada de forma presencial, mais de 15 mil estudantes estiveram presentes. Ao todo, 250 escolas de 51 municípios do Paraná e 16 do estado de São Paulo visitaram a Feira. A Feira é uma realização da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) e Coordenadoria de Comunicação Social (COM), com o auxílio de vários órgãos e unidades da UEL.

 

Via: O Perobal

Foto: Arquivo UEL