OSUEL apresenta obras de Dvorak, Brahms e Strauss
Concertos de amanhã e sexta-feira terão como solista o violinista londrinense Matheus Garcia Souza. A regência é do maestro titular Rossini Parucci e esse é o terceiro concerto da Série Catuaí, da Temporada Ouro Verde 2025. No programa, obras de três compositores proeminentes do período romântico: Antonin Dvorak, Johannes Brahms e Johann Strauss II. Ingressos à venda no site osuel.pagtickets.com.br
Projeto estuda materiais biodegradáveis como substitutos do plástico convencional
O objetivo do projeto coordenado pelo professor Fábio Yamashita, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UEL, é utilizar resíduos agroindustriais provenientes da moagem de trigo e da produção de etanol de milho como insumos para a produção de materiais biodegradáveis, ou seja, produzir polímeros (compostos constituídos por longas cadeias de moléculas) biodegradáveis.
Dia do Secretário será marcado por evento especial na UEL
Encontro será no dia 30 de setembro, para servidores ou prestadores de serviço da área do secretariado e que exercem funções administrativas. Intenção é criar um momento de troca de experiências e integração. Na programação, uma Roda de Conversa com a presença de profissionais que construíram trajetórias inspiradoras em diferentes áreas e uma Oficina de Inteligência Artificial. As inscrições são limitadas e já estão abertas.
Egresso da UEL é o único músico brasileiro entre os vencedores no Fênix Award
Gonzalo Rebeläto concluiu a graduação em música na Universidade Estadual de Londrina no ano passado. A competição internacional realizada pela Universal Maestro Society condecorou o artista com uma medalha de ouro por sua performance com o harpsichord (cravo, em português), instrumento de cordas pinçadas cujo surgimento remonta ao século XIV na Itália e a origem remete a outro instrumento antigo de cordas, o Saltério.