UEL entrega título Doutor Honoris Causa ao seu primeiro reitor

O médico Ascêncio Garcia Lopes recebeu o  título de Doutor Honoris Causa em cerimônia do Conselho Universitário da UEL, na última quinta-feira (01), no anfiteatro do Centro de Estudo Sociais Aplicados (Cesa). Ele foi o primeiro reitor da UEL e criou, na sua gestão, 17 cursos de graduação, definiu a área e implantou o Campus. 

  • Compartilhe:

“Essa homenagem é para mim e para todos os meus companheiros que deram o primeiro cimento para começar essa instituição”. Foi assim que o primeiro reitor da UEL, o médico Ascêncio Garcia Lopes, se referiu ao título de Doutor Honoris Causa recebido em cerimônia do Conselho Universitário da UEL, na última quinta-feira (01), no anfiteatro do Centro de Estudo Sociais Aplicados (Cesa).

Aprovada por unanimidade no Conselho e publicada na Resolução Nº077/2022, o título é um reconhecimento ao pioneirismo do Doutor Ascêncio, que durante seu mandato de reitor, entre os anos de 1971 e 1974, criou 17 cursos de graduação, definiu a área e implantou o Campus Universitário. “A UEL saiu daquele tijolinho inicial e é hoje essa potência”, falou com orgulho o primeiro reitor ao reconhecer que participar dessa fase inicial foi também um grande prêmio em sua vida. Agradecido com a homenagem, Ascêncio Garcia Lopes ainda completou: “O homem não é nada, a instituição é tudo. Que essa instituição se prolongue ad aeternum, com bases sólidas e úteis”.

Para a reitora da UEL, Marta Favaro, a história de vida do doutor Ascêncio, nos seus mais de 90 anos, significa o marco inicial da UEL, que delineou novos caminhos de desenvolvimento para Londrina e região. Por isso, ela afirma que entrega do título é uma honra para a Universidade, que completou em outubro 51 anos de reconhecimento da criação. “Agora, o compromisso com o trabalho do senhor é manter a potência da UEL, manter o Hospital Universitário funcionando. Nosso desafio coletivo é fortalecer o trabalho iniciado por um grupo visionário. A UEL prevalece, porque tem seres humanos comprometidos e o nome do doutor Ascêncio é um marco. Como olhamos a história, sabemos que temos que fazer com potência, como ele”, disse.

Ao falar da história e do currículo de Ascêncio, o vice-reitor, Airton Petris, que representou o proponente, lembrou que a criação da UEL foi possível pela junção de cinco faculdades, uma delas a Faculdade de Ensino Superior de Londrina (Fesulon), na qual Ascênsio foi diretor. Além disso, relembrou que estudou na UEL, no curso de Farmácia, no período em que o homenageado foi reitor.  Participaram também na cerimônia a vereadora Lenir de Assis, representando o presidente da Câmara de Londrina, Jairo Tamura; diretores de centros, pró-reitores e demais conselheiros universitários. Da família, compareceram a esposa do homenageado, Sueli Garcia Oliveira Lopes, os filhos Ascêncio Garcia Lopes Júnior e Isabella, Antonio Carlos e Luiz Henrique Prata Tibery Garcia Lopes Almeida De Oliveira, netos e bisnetos.Além do título cedido pela UEL, na ocasião, Ascencio Garcia Lopes recebeu uma medalha do Clube de Engenharia de Londrina, em comemoração ao aniversário dos 50 anos do curso de Engenharia Civil da UEL.

Via: O Perobal