Festa na Medicina da UEL: Os 50 anos de Formatura da primeira turma

Solenidade marcou o cinquentenário da primeira formatura e os 55 anos de criação do curso. A cerimônia ocorreu no Anfiteatro do HU e reuniu docentes e egressos da primeira turma, docentes aposentados, familiares, estudantes e servidores

  • Compartilhe:

O Colegiado de Medicina da UEL promoveu uma Solenidade em comemoração aos 50 anos de formação da primeira turma de Medicina, na última sexta-feira (9). Também foram celebrados os 55 anos do Curso de Medicina da UEL. A cerimônia ocorreu no Anfiteatro do HU e reuniu docentes e egressos da primeira turma, docentes aposentados, familiares, estudantes e servidores. O Conselheiro Geral da Alumni UEL, Gilberto Berguio Martin, que também se formou em Medicina na UEL,  marcou presença no evento, representando a Associação. 

A história do curso de Medicina começa em 1965, ano em que o médico Ascêncio Garcia Lopes inicia uma articulação para viabilizar a implantação do curso na cidade. Em 1967, o curso de medicina é inaugurado. Sua implantação também foi o pilar da criação do Hospital Universitário em agosto de 1971. Tanto o curso quanto o HU iniciaram suas atividades antes mesmo do nascimento da UEL, em outubro de 1971 com a congregação das faculdades existentes na cidade: Medicina, Odontologia, Direito e Filosofia, Ciências e Letras, tendo como seu primeiro reitor Âscencio Garcia Lopes.

O evento foi marcado pelo descerramento de uma placa de homenagem oferecida pela primeira turma para a UEL, realizado pela reitora, Marta Favaro, e pelo orador da primeira formatura de Medicina, Miguel Nadim Zidan. Também houve homenagens aos docentes aposentados durante o período da pandemia, aos primeiros docentes e aos egressos comemorando 50 anos de formatura.

Também aconteceu a entrega do livro “Ciência da Longevidade” e “50 anos do Curso de Medicina de Londrina” aos homenageados. Como símbolo do orgulho pelo ingresso ao curso, os alunos da atlética de Medicina, Amanda Dias e Felipe Rodrigues, entregaram aos homenageados a bandana laranja, tradicional acessório dos calouros do curso.

Também estiveram presentes o vice-reitor, Airton Petris; a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Andrea Name Colado Simão; o coordenador e a vice-coordenadora do colegiado de Medicina, Alessandro Melanda e Neide Tomimura Costa; o diretor Clínico do HU, Alcindo Cerci Neto, e os ex-reitores da UEL, os médicos João Carlos Thomson e Pedro Gordan.

Via: O Perobal