UEL se mobiliza para leitura da Carta em Defesa do Estado Democrático de Direito

Estudantes, professores, agentes universitários, ex-alunos e representantes da sociedade civil participaram, na manhã desta quinta-feira (11), do ato público na Praça do CECA, no Campus da UEL, para a leitura da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”.

  • Compartilhe:

Estudantes, professores, agentes universitários, ex-alunos e representantes da sociedade civil participaram, na manhã desta quinta-feira (11), do ato público na Praça do CECA, no Campus da UEL, para a leitura da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”. O mesmo aconteceu em outras manifestações em várias universidades e instituições do Brasil. A carta será lida novamente às 21h, no gramado do CCH.  A iniciativa foi aprovada pelo Conselho Universitário, em sintonia com o movimento nacional, e busca demonstrar apoio à democracia e o respeito ao resultado do processo eleitoral desse ano. Os eventos contam com o apoio da Alumni UEL. 

O professor do Departamento de Comunicação Reginaldo Moreira fez a leitura da Carta, com a participação do público em coro em alguns trechos do texto. O documento foi produzido por juristas da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no final do mês passado, e faz referência à “Carta aos Brasileiros de 1977”, redigida pelo professor Goffredo da Silva Telles Junior e considerada um marco na luta contra o regime militar. O manifesto de 2022 alerta instituições para o apoio à democracia e o respeito ao sistema eleitoral do país. A carta ainda pode ser assinada aqui: www.estadodedireitosempre.com 

Em junho passado, o Conselho Universitário da UEL aprovou a formação de um grupo de trabalho com objetivo de debater e propor ações para a defesa da democracia e das Universidades brasileiras. O grupo foi instituído oficialmente por meio de portaria, no início deste mês, e deverá coordenar uma campanha institucional tendo como tema “UEL, em defesa das liberdades democráticas, da autonomia universitária, das universidades públicas e do SUS”.

 Em entrevista ao "O Perobal", o  reitor na gestão 2018-2022 e atual pró-reitor de Planejamento da UEL, Sérgio Carvalho, que também integra o grupo de trabalho do Conselho Universitário, disse que a manifestação representa o posicionamento da comunidade científica pela democracia. Ele ressaltou que a posição está sendo defendida por representantes de vários setores da sociedade, interessados na defesa da Constituição Federal. De acordo com Carvalho, a iniciativa demonstra às novas gerações a conquista da democracia brasileira. 

Confira nas nossas redes sociais os vídeos da manifestação, no Facebook e no Instagram. Na galeria, as fotos de alguns momentos do Ato na UEL. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Alumni UEL (@alumniuel)

Com informações d' O Perobal

Fotos: Janaína Ávila/Alumni UEL