Alumni UEL entrega Carta Aberta aos candidatos ao Governo do Paraná

No documento, a Associação de Ex-Alunos da Universidade Estadual de Londrina lista dez pontos de atenção em defesa das Universidades públicas do Estado.

  • Compartilhe:

A realização do debate com os candidatos ao Governo do Paraná na manhã dessa quinta-feira (01), no Auditório Cyro Grossi do Centro de Ciências Biológicas (CCB), na Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi uma oportunidade para a Alumni UEL entregar aos participantes do debate uma Carta Aberta, onde a Associação lista dez pontos de alerta para a preservação e fortalecimento das instituiçoes públicas de ensino superior.

O evento foi  promovido pelo Coletivo de Sindicatos de Londrina e contou com as presenças dos candidatos Ricardo Gomyde (PDT), Roberto Requião (PT) e Ângela Machado (PSOL). O atual governador e candidato à reeleiçao, Carlos Roberto Massa Junior (PSD) não compareceu. O debate contou com o apoio da Radio UEL FM, responsável também pela transmissão do evento do Portal Verdade e mediação do jornalista e ex-aluno da UEL, Fábio Silveira. 

A Carta foi entregue aos candidatos pela representante da Alumni UEL, Silvia Karla Andrade. Todos os candidatos presentes assinaram o documento onde a Associação pede aos candidatos que "defendam incondicionalmente nossas Universidades e Instituições de Ensino Superior Públicas e Estaduais". Ao assinar o documento, os candidatos assumiram compromisso de atender os pedidos da Alumni UEL e tentar proceder conforme o posicionamento da Associação. O público presente no Auditório também recebeu uma cópia da Carta Aberta da Alumni UEL com um pedido especial aos eleitores: que os mesmos, "escolham candidatos a Governador, Deputados e Senadores que se comprometam com a defesa das Universidades Estaduais , de seu patrimônio e de sua autonomia". Confira o texto da Carta Aberta Alumni UEL na íntegra:

CARTA ABERTA ALUMNI – UEL

10 ALERTAS E UM PEDIDO EM DEFESA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ.

 Nós, ex-alunos da Universidade Estadual de Londrina, associados na Alumni – UEL, neste momento fundamental de nossa democracia, quando vamos escolher pelo voto direto e secreto os nossos representantes, vimos a público   manifestar nossas preocupações por meio de 10 alertas e, ao final, um pedido:

1 - É indiscutível a importância das Universidades no desenvolvimento das civilizações e das sociedades. A história está repleta de exemplos antigos e atuais.

2 - O Paraná tem um significativo número de universidades públicas estaduais sob sua manutenção, e é visível o efeito benéfico da presença dessas universidades nas diferentes regiões do estado, apesar dos baixos investimentos nelas realizados, que têm provocado, cada vez mais, o sucateamento dessas instituições 

3 - As Universidades Públicas são os melhores serviços prestados pelo Estado à população e são os recursos públicos mais bem empregados coletivamente, pois retornam diretamente para a sociedade, tanto em formação de profissionais e desenvolvimento de pesquisas, que geram desenvolvimento, como na prestação de serviços ou mesmo na circulação de dinheiro no comércio e economias locais. 

4 - As Universidades não são meras fornecedoras de diplomas. Na verdade, a formação profissional é o elo final de uma ampla cadeia de serviços realizados, que passa pelas atividades de ensino, pelo desenvolvimento de pesquisas e pelo trabalho de extensão comunitária.

5 - As Universidades Públicas do Paraná são um patrimônio da sociedade paranaense, que nossos governantes e nossos representantes na Assembleia Legislativa do Paraná devem ajudar a preservar e aperfeiçoar.

6 - Apesar de terem uma história recente, as Universidades Públicas do Paraná têm prestado inúmeros serviços à população e às sociedades paranaense e brasileira, como por meio de suas decisivas contribuições teórica e prática para a constituição e o funcionamento do SUS.

7 - As Universidades Públicas do Paraná vêm sendo enxergadas, sistematicamente por sucessivos governos e por muitos representantes políticos no Legislativo Estadual e Federal, apenas como meras instituições “geradoras de  despesas”, sem dimensioná-las em seu real papel gerador de desenvolvimento. O que seria do estado do Paraná se não tivesse as Universidades Estaduais que tem? Por exemplo: o que seria de Londrina sem a UEL? E o que seria das demais regiões do estado sem suas Universidades e Instituições de Ensino Superior loco-regionais?

8 - As verbas destinadas às Universidades Públicas são revertidas integralmente em serviços à população, principalmente para as pessoas mais vulneráveis. Como exemplo de serviços prestados, citamos o Hospital Universitário, a Bebê Clínica, o Escritório de Aplicação, entre muitos outros. São verbas que não têm como ser manipuladas pelos governantes e, portanto, devem ser consideradas como investimentos do Estado e não despesas.

9 - A Lei Geral das Universidades (LGU), recém-promulgada, é fulminante para a destruição das Universidades Públicas do Paraná. Esta Lei desrespeita a realidade específica de cada universidade e comunidade. Ela tira a autonomia de nossas instituições, pois foi gerada e implantada pela ótica torta de enxergar nossas universidades apenas como produtoras de diplomas e “geradoras de despesas”, esquecendo-se de seus demais papéis e de todo o retorno socioeconômico que trazem. 

10 - Os atuais líderes políticos do Estado do Paraná, além de outros novatos que concorrerão a um mandato, que agora se apresentam como Candidatos ao Governo do Estado, à Assembleia Legislativa do Paraná e ao Congresso Nacional poderiam e deveriam incorporar o espírito desenvolvimentista e corajoso dos líderes de outrora, que não titubearam em trazer para o estado o projeto de criar e implantar as Universidades e outras Instituições de Ensino Superior Estaduais por entender, como acontecia e acontece nos países desenvolvidos, que elas são fundamentais para gerar progresso e desenvolvimento.  

Por isso pedimos: 

CANDIDATOS DO ESTADO DO PARANÁ: DEFENDAM INCONDICIONALMENTE NOSSAS UNIVERSIDADES E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS E ESTADUAIS.

ELEITORES, ESCOLHAM CANDIDATOS A GOVERNADOR, DEPUTADOS E SENADORES QUE SE COMPROMETAM COM A DEFESA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS, DE SEU PATRIMÔNIO E DE SUA AUTONOMIA.

 

A Alumni UEL - Associação de Ex-Alunos da Universidade Estadual de Londrina foi criada no dia 5 de outubro de 2017, com a participação de dezenas de profissionais que passaram e se formaram pela UEL. Um dos principais objetivos da Alumni – que em latim significa “ex-alunos” - é a defesa da UEL como uma universidade pública gratuita, plural, democrática, autônoma e inclusiva. A Alumni UEL quer mostrar a contribuição da nossa universidade para a vida de quem por ela passou. Mais do que isto, quer destacar o papel da universidade na vida de muita gente ao seu redor: das comunidades locais, da cidade de Londrina, da região e do estado do Paraná.