Candidatos defendem universidades estaduais em debate

A Alumni UEL também marcou presença e entregou aos candidatos uma Carta Aberta em defesa das Universidades, documento que foi assinado pelos três participantes como uma demostração de compromisso com as reinvindicações da Associação de Ex-Alunos.

  • Compartilhe:

Na semana passada, os candidatos ao governo do Paraná, Ângela Machado (PSOL), Roberto Requião (PT) e Ricardo Gomyde (PDT) estiveram na Universidade Estadual de Londrina (UEL) participaram do debate promovido pelo Coletivo de Sindicatos de Londrina, como noticiamos aqui. A Alumni UEL também marcou presença e entregou aos candidatos uma Carta Aberta em defesa das Universidades, documento que foi assinado pelos três participantes como uma demostração de compromisso com as reinvidicações da  Associação de Ex-Alunos. Leia aqui a Carta Aberta da Alumni UEL. O debate contou com o apoio da Rádio UEL FM, do Portal Verdade e Diretório Central dos Estudantes (DCE).

 

Em entrevista ao Portal Verdade, Roberto Requião disse que irá fortalecer o ensino superior gratuito através da contratação de mais professores e técnicos via concursos públicos, distanciando-se de processos seletivos que estabelecem contratos temporários. “Precisamos reestabelecer concursos porque o que vemos hoje é uma tentativa de privatizar as universidades brasileiras", disse à repórter Franciele Rodrigues.

 

A psolista, Ângela Machado, lembrou que o Paraná é o estado que mais tem universidades públicas no país, no entanto estes espaços têm sido negligenciados nos últimos governos. Segundo a candidata, é necessário garantir mais investimento em ensino, pesquisa, extensão. “É preciso pensar também a permanência dos estudantes, a valorização dos profissionais. A maioria dos profissionais tem contratos temporários, precarizados devido à falta de concursos. Também sofrem com perdas salariais muito grandes desde 2015”, analisa.

 

Ricardo Gomyde (PDT) também reforçou a necessidade de aumentar os investimentos nas políticas de permanência a exemplo dos subsídios para os restaurantes universitários e moradia estudantil. “Não basta que a universidade seja gratuita, é necessário que os estudantes tenham condições para que nelas estudem”. Leia a cobertura do Portal Verdade aqui

 

Via: Portal Verdade

Foto: Raquel Cassitas/Portal Verdade