Alumni UEL acompanha atos em defesa da democracia

A Alumni UEL acompanhou as duas leituras da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito” que aconteceram no campus da Universidade Estadual de Londrina, uma pela manhã na Praça do CECA e outra que aconteceu às 21h, no gramado do CCH. 

  • Compartilhe:

O dia onze de agosto foi marcado por diversos atos de leitura da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito” pelo País. A Alumni UEL acompanhou as duas leituras que aconteceram no campus da Universidade Estadual de Londrina, uma pela manhã na Praça do CECA e outra que aconteceu às 21h, no gramado do CCH, ontem (quinta, 11 de agosto). A iniciativa foi aprovada pelo Conselho Universitário, em sintonia com o movimento nacional, e busca demonstrar apoio à democracia e o respeito ao resultado do processo eleitoral desse ano.  

O professor do Departamento de Comunicação Regis Moreira fez a leitura da Carta, com a participação do público em coro em alguns trechos do texto pela manhã. Depois, foi a vez da professora do Departamento de Ciências Sociais, Angela Maria de Sousa Lima ler o documento, produzido por juristas da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no final do mês passado. O texto faz referência à “Carta aos Brasileiros de 1977”, redigida pelo professor Goffredo da Silva Telles Junior e considerada um marco na luta contra o regime militar. O manifesto de 2022 alerta instituições para o apoio à democracia e o respeito ao sistema eleitoral do país e já conta com mais de um milhão de assinaturas. 

Em junho passado, o Conselho Universitário da UEL aprovou a formação de um grupo de trabalho com objetivo de debater e propor ações para a defesa da democracia e das Universidades brasileiras. O grupo foi instituído oficialmente por meio de portaria, no início deste mês, e deverá coordenar uma campanha institucional tendo como tema “UEL, em defesa das liberdades democráticas, da autonomia universitária, das universidades públicas e do SUS”. O ato na UEL contou com o apoio da Alumni UEL.

Confira os registros do Ato no Gramado do CCH nas fotos da galeria. Você ainda pode assinar ao documento aqui